Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PERCEPÇÃO DO DISCENTE SOBRE A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, CONHECIMENTO PERTINENTE, ENSINO MÉDIO, OBSERVAÇÃO, RELAÇÃO PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 67788
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 989
    "inscrito_id" => 2019
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO DO DISCENTE SOBRE A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA UM ESTUDO DIRECIONADO A PERCEPÇÃO DO DISCENTE SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA QUE TEM COMO ALVO A FORMAÇÃO DE UM INDIVÍDUO INVESTIGATIVO. A TEORIA DE AUSUBEL ENUNCIA QUE O ENSINO DEVE CONSTRUIR A APRENDIZAGEM COGNITIVA, ONDE NO PROCESSO INTERLIGA DOCENTE, DISCENTE, CONTEÚDO E O MEIO. O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TRABALHO É ANALISAR A CONEXÃO PEDAGÓGICA ESTABELECIDA, AVALIANDO O QUE DE FATO FAZ COM QUE O ESTUDANTE SE PONHA DA POSTURA DO SER "ATIVO" EM SUA APRENDIZAGEM, RECONHECENDO ASSIM A SUA FUNÇÃO EM SALA DE AULA.  A FIM DE EXPLORAR AS NOÇÕES QUE OS DISCENTES POSSUEM, A METODOLOGIA SE BASEIA NA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, A TURMA SELECIONADA É COMPOSTA DE ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA. COM BASE NESTE RACIOCÍNIO FORAM CRIADAS RODAS DE CONVERSAS COM OS EDUCANDOS, SENDO CONSTATADO QUE PARA A MAIOR PARTE DELES, O CONTEÚDO DO ENSINO MÉDIO PARECIA ALGO NOVO, SITUAÇÃO PREOCUPANTE AO VER QUE AS INFORMAÇÕES DO ENSINO FUNDAMENTAL NÃO FORAM APROVEITADAS COMO SUBSUNÇORES NA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO RACIOCÍNIO. FOI VERIFICADO DESMOTIVAÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AOS ESTUDOS, SENDO EVIDENCIADA HÁ EXTREMA IMPORTÂNCIA DA REVISÃO DA DINÂMICA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA PARA TORNAR O ENSINO MAIS PRAZEROSO E POTENCIAL, ONDE O PROFESSOR DEVE MEDIAR O PROCESSO RESPONSÁVEL PELA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO. O RELATO PRESENTE FOI POSSIBILITADO GRAÇAS AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OFERTADO PELO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE, OCORRENDO O CONTATO DIRETO ENTRE LICENCIANDOS E OS ADOLESCENTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, CONHECIMENTO PERTINENTE, ENSINO MÉDIO, OBSERVAÇÃO, RELAÇÃO PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID2019_08102020072409.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "INGRID ROSA VELASCO"
    "autor_nome_curto" => "INGRID ROSA"
    "autor_email" => "ingrid111bb@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE"
    "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 67788
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 989
    "inscrito_id" => 2019
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO DO DISCENTE SOBRE A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA UM ESTUDO DIRECIONADO A PERCEPÇÃO DO DISCENTE SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA QUE TEM COMO ALVO A FORMAÇÃO DE UM INDIVÍDUO INVESTIGATIVO. A TEORIA DE AUSUBEL ENUNCIA QUE O ENSINO DEVE CONSTRUIR A APRENDIZAGEM COGNITIVA, ONDE NO PROCESSO INTERLIGA DOCENTE, DISCENTE, CONTEÚDO E O MEIO. O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TRABALHO É ANALISAR A CONEXÃO PEDAGÓGICA ESTABELECIDA, AVALIANDO O QUE DE FATO FAZ COM QUE O ESTUDANTE SE PONHA DA POSTURA DO SER "ATIVO" EM SUA APRENDIZAGEM, RECONHECENDO ASSIM A SUA FUNÇÃO EM SALA DE AULA.  A FIM DE EXPLORAR AS NOÇÕES QUE OS DISCENTES POSSUEM, A METODOLOGIA SE BASEIA NA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, A TURMA SELECIONADA É COMPOSTA DE ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA. COM BASE NESTE RACIOCÍNIO FORAM CRIADAS RODAS DE CONVERSAS COM OS EDUCANDOS, SENDO CONSTATADO QUE PARA A MAIOR PARTE DELES, O CONTEÚDO DO ENSINO MÉDIO PARECIA ALGO NOVO, SITUAÇÃO PREOCUPANTE AO VER QUE AS INFORMAÇÕES DO ENSINO FUNDAMENTAL NÃO FORAM APROVEITADAS COMO SUBSUNÇORES NA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO RACIOCÍNIO. FOI VERIFICADO DESMOTIVAÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AOS ESTUDOS, SENDO EVIDENCIADA HÁ EXTREMA IMPORTÂNCIA DA REVISÃO DA DINÂMICA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA PARA TORNAR O ENSINO MAIS PRAZEROSO E POTENCIAL, ONDE O PROFESSOR DEVE MEDIAR O PROCESSO RESPONSÁVEL PELA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO. O RELATO PRESENTE FOI POSSIBILITADO GRAÇAS AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OFERTADO PELO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE, OCORRENDO O CONTATO DIRETO ENTRE LICENCIANDOS E OS ADOLESCENTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, CONHECIMENTO PERTINENTE, ENSINO MÉDIO, OBSERVAÇÃO, RELAÇÃO PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID2019_08102020072409.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "INGRID ROSA VELASCO"
    "autor_nome_curto" => "INGRID ROSA"
    "autor_email" => "ingrid111bb@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE"
    "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO APRESENTA UM ESTUDO DIRECIONADO A PERCEPÇÃO DO DISCENTE SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA QUE TEM COMO ALVO A FORMAÇÃO DE UM INDIVÍDUO INVESTIGATIVO. A TEORIA DE AUSUBEL ENUNCIA QUE O ENSINO DEVE CONSTRUIR A APRENDIZAGEM COGNITIVA, ONDE NO PROCESSO INTERLIGA DOCENTE, DISCENTE, CONTEÚDO E O MEIO. O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TRABALHO É ANALISAR A CONEXÃO PEDAGÓGICA ESTABELECIDA, AVALIANDO O QUE DE FATO FAZ COM QUE O ESTUDANTE SE PONHA DA POSTURA DO SER "ATIVO" EM SUA APRENDIZAGEM, RECONHECENDO ASSIM A SUA FUNÇÃO EM SALA DE AULA. A FIM DE EXPLORAR AS NOÇÕES QUE OS DISCENTES POSSUEM, A METODOLOGIA SE BASEIA NA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, A TURMA SELECIONADA É COMPOSTA DE ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA. COM BASE NESTE RACIOCÍNIO FORAM CRIADAS RODAS DE CONVERSAS COM OS EDUCANDOS, SENDO CONSTATADO QUE PARA A MAIOR PARTE DELES, O CONTEÚDO DO ENSINO MÉDIO PARECIA ALGO NOVO, SITUAÇÃO PREOCUPANTE AO VER QUE AS INFORMAÇÕES DO ENSINO FUNDAMENTAL NÃO FORAM APROVEITADAS COMO SUBSUNÇORES NA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO RACIOCÍNIO. FOI VERIFICADO DESMOTIVAÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AOS ESTUDOS, SENDO EVIDENCIADA HÁ EXTREMA IMPORTÂNCIA DA REVISÃO DA DINÂMICA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA PARA TORNAR O ENSINO MAIS PRAZEROSO E POTENCIAL, ONDE O PROFESSOR DEVE MEDIAR O PROCESSO RESPONSÁVEL PELA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO. O RELATO PRESENTE FOI POSSIBILITADO GRAÇAS AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OFERTADO PELO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE, OCORRENDO O CONTATO DIRETO ENTRE LICENCIANDOS E OS ADOLESCENTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.