OBJETIVOU-SE AVALIAR COMO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) É ABORDADA EM SALA DE AULA EM UMA ESCOLA DO SEMIÁRIDO, CRATEÚS-CE, BRASIL. PARA A COLETA DOS DADOS USOU-SE UM QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO COM OITO PERGUNTAS. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM PROFESSORES DO 1° AO 9° ANO DO ENSINO PÚBLICO REGULAR. OBSERVOU-SE QUE A MAIORIA DOS DOCENTES CONCORDA QUE UMA DISCIPLINA DE EA SERIA MAIS EFICIENTE NO PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS, E QUE, EMBORA A TEMÁTICA SEJA ABORDADA POR TODOS OS DOCENTES, METADE NÃO SABE COMO CONTEXTUALIZAR. A TRANSVERSALIDADE DA EA É REALIZADA DE FORMA SUPERFICIAL E LIMITADA, SOMENTE COM O INTUITO DE INFORMAR. INDAGARAM QUE O ENSINO DA EA COMO DISCIPLINA SERIA MAIS EFICIENTE PARA O PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL.