A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL OCORRE EM QUALQUER LUGAR, EM VÁRIAS CIRCUNSTÂNCIAS ATRAVÉS DE DIVERSOS PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO, TROCA DE SABERES E EXPERIÊNCIAS DO COTIDIANO. RESSALTA-SE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE, POR SERMOS SERES INACABADOS E EM CONSTANTE PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO. NESSE SENTIDO DESTACA-SE A ATENÇÃO A PESSOA IDOSA QUE, EMBORA CHEIA DE VIVÊNCIAS E SABERES, TENDE A SER DISCRIMINADA PELA SOCIEDADE POR SER VISTA COMO IMPRODUTIVA. COM O OBJETIVO DE CONHECER AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL PEDAGOGO E COMO SE DÁ O PROCESSO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, FOI REALIZADA VISITA DE OBSERVAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO AOS IDOSOS, COM POSTERIOR APLICAÇÃO DE UM INSTRUMENTO NORTEADOR CONTENDO PERGUNTAS DIRECIONADAS A DOIS PROFISSIONAIS DA COORDENAÇÃO DA ENTIDADE, A FIM DE OBTER INFORMAÇÕES SOBRE ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS E VOLUNTÁRIOS, ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E PÚBLICO ATENDIDO. ALÉM DE CONTER UMA EQUIPE FIXA DE ATUAÇÃO E SUPORTE, A INSTITUIÇÃO CONTA COM O APOIO DE DIVERSOS COLABORADORES E VOLUNTÁRIOS NA DISPOSIÇÃO DE ATIVIDADES QUE FAVORECEM A INTEGRAÇÃO E A SOCIALIZAÇÃO, COM A PROPOSTA DE ACOLHIMENTO QUE VISA INCLUIR O IDOSO NA SOCIEDADE, CONSIDERANDO QUE MUITOS CHEGAM COM HISTÓRICO DE EXCLUSÃO. NESSA PERSPECTIVA RESSALTA-SE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES, NA CONVIVÊNCIA E NA BUSCA POR MANTER E REFORÇAR OS DIREITOS DOS SUJEITOS, FAVORECENDO A AUTOESTIMA, PARA ALÉM DO ASSISTENCIALISMO.