Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PAUSAS, SILÊNCIOS E RUÍDOS NA GESTÃO DA MÚSICA NO CURRÍCULO ESCOLAR

Palavra-chaves: MÚSICA, EDUCAÇÃO, ENSINO DE MÚSICA, CURRÍCULO, Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

TRAZ-SE À BAILA A DISCUSSÃO EM TORNO DO USO DA MÚSICA EM SALA DE AULA, ELUCIDANDO SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS, HAJA VISTA A LEI 11.769/08, QUE TORNA OBRIGATÓRIO, PORÉM NÃO EXCLUSIVO, O ENSINO DE MÚSICA DENTRO DO COMPONENTE CURRICULAR DE ARTES NA ESCOLA. A QUESTÃO NORTEADORA FOI COMO O ENSINO DE MÚSICA TEM SIDO TRATADO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE JUAZEIRO-BA, DE FORMA QUE OBJETIVO GERAL FOI ANALISAR COMO ESTE ENSINO TEM OCORRIDO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS FORAM: CONCEITUAR A MÚSICA; DEMONSTRAR O SEU POTENCIAL NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS; DISCORRER SOBRE APRENDIZAGEM E ALGUMAS TEORIAS; DISCUTIR O PROGRAMA DE ENSINO DE MÚSICA PROPOSTO POR ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS. A PESQUISA FOI DELINEADA POR UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E AS INFORMAÇÕES ANALISADAS FORAM COLETADAS ATRAVÉS DE ENTREVISTAS COM PROFESSORES, ALÉM DA OBSERVAÇÃO DIRETA DAS ATIVIDADES MUSICAIS EM SALAS DE AULA DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. VERIFICOU-SE QUE A LEI NÃO ESTÁ SENDO CUMPRIDA, JÁ QUE O ENSINO DE MÚSICA NÃO OCORRE EM TODAS AS ESCOLAS MUNICIPAIS DA FORMA COMO SE ESPERA. UMA VEZ QUE OS POUCOS DOCENTES QUE LIDAM COM MÚSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS NÃO TÊM O ESTEIO NECESSÁRIO PARA O EXERCÍCIO, PRINCIPALMENTE PELA FALTA DE FORMAÇÃO NA ÁREA. PROPÕE-SE A INSERÇÃO DO ENSINO DE MÚSICA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA PARA QUE OS PROFESSORES ESTEJAM MINIMAMENTE PREPARADOS PARA ATUAR NA REDE DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO.

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