ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL MOSTRAR METODOLOGIAS PRÁTICAS APLICADAS PARA CRIANÇAS DESAFIADORAS. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO, A GRANDE NECESSIDADE DOS PROFESSORES EM SALA DE AULA NA DIREÇÃO E PREPARAÇÃO DA ROTINA DE SALA ASSIM COMO PREPARAÇÃO DE RECURSOS APLICÁVEIS EM CLASSE. ANALISANDO QUE ESSAS CRIANÇAS PRECISAM DE ACOMPANHAMENTO MULTIDISCIPLINAR, APOIO FAMILIAR, E SOBRETUDO A INTERVENÇÃO ESCOLAR. ANALISANDO O DSM – IV – TR QUE REFERE-SE A UM MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO INCLUSIVO, NESSE CASO O TOD, CONHECIDO COMO O TRANSTORNO OPOSITIVO-DESAFIADOR, ESSE TRABALHO MOSTRA ESTUDOS DE CASO DE CRIANÇAS DESAFIADORAS COM 5 ANOS DE IDADE IMERSA EM UMA ESCOLA BILÍNGUE NO ESTADO DA PARAÍBA, E SERÃO MOSTRADAS NO TÉRMINO DO ARTIGO ALGUMAS METODOLOGIAS PRÁTICAS APLICADAS DURANTE OS ANOS DE 2017 À 2019. A PARTIR DA EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES DENTRO DE SALA DE AULA, COMO RELAXAMENTO, SHANTALA A CONHECIDA MASSAGEM INDIANA PARA CRIANÇAS. COM ISSO, PERCEBEU A MELHORA NO QUE TANGE AOS ASPECTOS DE INTERAÇÃO SOCIAL, REDUÇÃO NA AGRESSIVIDADE, MELHORAMENTO NA CONCENTRAÇÃO. PROPÕE-SE ADAPTAÇÕES PARA AS CRIANÇAS QUE TEM O TOD, E SOBRETUDO CAPACITAÇÕES AOS PROFESSORES. NA PRÁTICA EM SALA DE AULA, SÃO REPORTADOS MÉTODOS DE ENSINO AOS PROFESSORES PARA QUE ESSE GERENCIAMENTO SEJA POSSÍVEL, UM TRABALHO DE GRANDE RELEVÂNCIA DO PROFESSOR, FAMÍLIA E TODA A EQUIPE PEDAGÓGICA.