ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR OS DESAFIOS DA GESTÃO NO COTIDIANO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL DOS SISTEMAS DE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO EM TEMPOS DE PANDEMIA. O INTERESSE SURGIU PELAS EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS NO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM GESTÃO EDUCACIONAL (GEPGE – UVA) E PROFISSIONAL, DURANTE A EXPERIÊNCIA EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE SOBRAL, CEARÁ. CONSIDERANDO OS TEMPOS DE PANDEMIA E A REINVENÇÃO DA FORMA DE CUIDAR E EDUCAR COM QUALIDADE, FORAM ENCONTRADOS NOVOS DESAFIOS, AO APOIO AFETIVO A TODA COMUNIDADE ESCOLAR, E AO APOIO PARA O NOVO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR. A PARTIR DISSO, O GESTOR ESCOLAR DEVE SE REINVENTAR EM SEU AMBIENTE DE TRABALHO E AINDA ASSUMIR TODAS SUAS RESPONSABILIDADES PESSOAIS COTIDIANAS. FUNDAMENTOU-SE TEORICAMENTE EM ESTUDIOSOS DA ÁREA COMO LüCK (2009), VYGOTSKY (1998), DENTRE OUTROS. O PERCURSO METODOLÓGICO DA PESQUISA É DE ABORDAGEM QUALITATIVA E DE OBJETIVO EXPLORATÓRIO, COM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, A PARTIR DE ANÁLISE DE DOCUMENTOS OFICIAIS, ARTIGOS E TEXTOS CIENTÍFICOS, JUNTAMENTE COM A APLICAÇÃO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA A DUAS GESTORAS ESCOLARES. OS RESULTADOS APONTARAM QUE SÃO NECESSÁRIAS AS MUDANÇAS NA ROTINA, SOLUCIONAR OU ALIVIAR OS DESAFIOS DO COTIDIANO DA GESTÃO ESCOLAR, POIS SE CONSTATOU O QUE DIZ A LEGISLAÇÃO SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL NESSA NOVA REALIDADE, E COMO O GESTOR DEVE SE ADAPTAR NO GERENCIAMENTO DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO NESTE CONTEXTO, INCENTIVANDO OS PROFESSORES NA FORMAÇÃO CONTINUADA ACERCA DA IMPORTÂNCIA DAS REFLEXÕES CURRICULARES DE INOVAÇÃO, REINVENÇÃO, RESPEITO, ÉTICA, AUTONOMIA E, AFETIVIDADE COM AS CRIANÇAS E OS FAMILIARES.