A DISCUSSÃO RELATIVA AO PROJETO EDUCATIVO MAIS EFICAZ PARA DESENVOLVER A CONCEPÇÃO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS SURDOS É ATUALMENTE A ORIGEM DE UMA GRANDE CONTROVÉRSIA. DOIS PONTOS SURGEM DE MANEIRA INEVITÁVEL QUANDO SE ABORDA ESTA QUESTÃO: A LINGUAGEM E A IDENTIDADE. OBJETIVA-SE NO PRESENTE ARTIGO ANALISAR OS MODELOS EXISTENTES, ALEGANDO QUE O QUE É IMPORTANTE É A CAPACIDADE DOS SISTEMAS EDUCATIVOS PARA ENCONTRAR SOLUÇÕES ADAPTADAS ÀS CARACTERÍSTICAS DOS ALUNOS SURDOS QUE PERMITEM SEU DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO, SOCIAL, EMOCIONAL E CRESCIMENTO ACADÊMICO. COMO METODOLOGIA UTILIZOU-SE DA PESQUISA TEÓRICO-BIBLIOGRÁFICA, OU SEJA, UM SUCINTO ESTADO DA ARTE ACERCA DO DEBATE SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS SURDAS E A IMPORTÂNCIA DO CONTEXTO BILÍNGUE. NESTE CONTEXTO, COMO RESULTADO ALCANÇADO, É POSSÍVEL SUGERIR DETERMINADAS REFERÊNCIAS QUE RETRATAM OS PLANOS EDUCACIONAIS QUE VISAM À INCLUSÃO DESSES ALUNOS.