ESTA PESQUISA TEM POR OBJETIVO REFLETIR SOBRE O REAL PAPEL DAS AUXILIARES DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCA??O B?SICA ATUANTES NO MUNIC?PIO DE CARAPICU?BA-SP. COM ESTA VERTENTE, INDAGA-SE: QUAL ? A REAL FUN??O DAS AUXILIARES ATUANTES NA EDUCA??O INFANTIL? PARA RESPONDER TAL PROBLEM?TICA, REALIZOU-SE UM QUESTION?RIO DE CUNHO QUALITATIVO COM QUATRO AUXILIARES QUE ATUAM H? MAIS DE UM ANO NO CARGO, EM PROL DE DESVELAR POR MEIO DAS RESPOSTAS, ASPECTOS QUE CARACTERIZAM A PROFISS?O E ALGUMAS INCONGRU?NCIAS ENTRE DOCUMENTOS OFICIAIS E A REAL PR?TICA NO CH?O DA SALA DE AULA. PARTINDO DAS RESPOSTAS AFERIDAS, CONSTATOU-SE QUE NA PR?TICA , INTRINSECAMENTE NAS CRECHES, AS AUXILIARES EXERCEM FUN??ES AN?LOGAS A DE PROFESSORES DE EDUCA??O INFANTIL, POR?M, N?O RECEBEM RECONHECIMENTO E INCENTIVO PARA PROGRESS?O DO CARGO, O QUE GERA NESSAS PROFISSIONAIS UM SENTIMENTO DE INJUSTI?A E MOTIVA??O PARA BUSCAREM MELHORIAS NO CARGO, VISANDO SUPERAR A DISTIN??O HIST?RICA ENTRE CUIDAR E EDUCAR E PRINCIPALMENTE DESVELAR QUE O INCENTIVO A EDUCA??O INFANTIL, PERPASSA O RECONHECIMENTO E A VALORIZA??O EFETIVA DAS PROFISSIONAIS QUE DEDICAM-SE A PRIMEIRA INF?NCIA.