CAVALCANTE, Ilda Medeiros et al.. Psicomotricidade e educação inclusiva. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/69406>. Acesso em: 22/11/2024 02:02
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA É UM PROCESSO POSSÍVEL QUANDO DESENVOLVIDO DE FORMA CORRETA, RESPEITANDO AS DIFICULDADES E LIMITAÇÕES DAS CRIANÇAS. PARA TANTO, USAR FERRAMENTAS QUE FACILITEM E BENEFICIEM O DESENVOLVIMENTO DESSAS CRIANÇAS É UMA FORMA DE DIMINUIR OS DESAFIOS IMPOSTOS PELA DEFICIÊNCIA QUE POSSUEM. DESSE MODO, A PSICOMOTRICIDADE É UM IMPORTANTE MEIO DE PROMOVER UM ENSINO PLURAL, ONDE TODAS AS CRIANÇAS APRENDAM, SE SOCIALIZEM E CONSTRUAM CONHECIMENTOS QUE LHES AJUDE A PROGREDIR DENTRO E FORA DA ESCOLA. DESSE MODO, O OBJETIVO DO ESTUDO É DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. DE MODO MAIS ESPECÍFICO INTENTOU-SE ENTENDER O QUE PSICOMOTRICIDADE, COMPREENDER COMO A PSICOMOTRICIDADE BENEFICIA PROCESSOS INCLUSIVOS; ANALISAR COMO O ESPAÇO ESCOLAR PODE SE TORNAR UM CAMPO DE DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PSICOMOTORAS. A METODOLOGIA PARA CONSTRUÇÃO DO ESTUDO FOI À PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. A INVESTIGAÇÃO JUSTIFICA-SE POR PROMOVER NOVOS OLHARES SOBRE A INSERÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE NA ROTINA ESCOLAR, ESPECIALMENTE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA