A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DEVE SER CONTRÁRIA A UMA CONCEPÇÃO DE JULGAMENTOS DE RESULTADOS. CONTUDO O QUE SE EVIDÊNCIA É A DISTORÇÃO DESSA PERSPECTIVA, NO QUE CONCERNE OCORRER CADA VEZ MAIS À ADOÇÃO POR INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL MODELOS DA PRÁTICA AVALIATIVA TRADICIONAL DAS ETAPAS POSTERIORES. PARA TANTO O MODELO CLASSIFICATÓRIO NÃO PODE SE FAZER PRESENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, PRINCIPALMENTE PORQUE A AVALIAÇÃO DEVE ESTAR CONTINUAMENTE A SERVIÇO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA MELHORÁ-LA E, EM CONSEQUÊNCIA, FAVORECER E OTIMIZAR A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO. NESTE CONTEXTO ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER OS PROCEDIMENTOS DE ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. PARA REALIZARMOS A DISCUSSÃO DA QUESTÃO DE NOSSO ESTUDO, UTILIZAMOS AUTORES COMO HOFFMAN (1997), LUCKESI (1998), SILVA (2014). PARA TANTO NOSSA PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE CACHOEIRINHA-PE. COMO METODOLOGIA FIZEMOS USOS DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS E OBSERVAÇÃO E PARA ANÁLISE DE DADOS UTILIZAMOS A ANÁLISE DE CONTEÚDO BARDIN (1977). OS DADOS LEVANTADOS APONTAM A NECESSIDADE DE QUE HAJA, NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO, UMA MAIOR DISCUSSÃO ACERCA DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS, SE POSSÍVEL CONSTRUINDO-OS COLETIVAMENTE COM OS PROFESSORES. FOI POSSÍVEL PERCEBER A PARTIR DA PESQUISA QUE A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NESSA INSTÂNCIA ESTÁ SE APROXIMANDO MUITO DE INTERESSES MERCADOLÓGICOS, QUANDO ESSA ADOTOU UM TIPO DE AVALIAÇÃO QUE TEM COMO MARCO DEMONSTRAR RESULTADOS E ISSO É UM EQUÍVOCO, EM ESPECIAL SE TRATANDO DE EDUCAÇÃO INFANTIL.