O PROCESSO AVALIATIVO DO ENSINO-APRENDIZAGEM SEMPRE FOI ASSUNTO QUE GERA GRANDE DISCUSS?O NO ?MBITO EDUCACIONAL. COM O ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA CAUSADA PELO NOVO CORONA V?RUS, O ISOLAMENTO SOCIAL E A SUSPENS?O DAS AULAS PRESENCIAIS LEVARAM DOCENTES E ACAD?MICOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS, CAMPUS ARAGUATINS ? SE ADAPTAREM A UMA NOVA REALIDADE. O ENSINO REMOTO TROUXE GRANDES DESAFIOS PARA TODA COMUNIDADE EDUCATIVA DO CAMPUS. PARA A CONSTRU??O DO ARTIGO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA COM ABORDAGENS TE?RICAS VOLTADAS PARA A AVALIA??O DA APRENDIZAGEM DE AUTORES COMO PERRENOUD (1999), LUCKESI (2011), FREIRE (1996), BARLOW (2006), AL?M DE REALIZAR UMA PESQUISA EXPLORAT?RIA, ONDE FORAM DESCRITAS AS REFLEX?ES DOS PARTICIPANTES ENVOLVIDOS NO ESTUDO. OBTEVE-SE RESULTADOS QUE APONTAM A NECESSIDADE DE AJUSTES PARA QUE ESSA METODOLOGIA DE ENSINO OBTENHA ?XITO, A PESQUISA REVELA QUE AINDA S?O NECESS?RIOS MUITOS AJUSTES PARA QUE ESSE SISTEMA DE ENSINO OBTENHA ?XITO. APESAR DO CONHECIMENTO TE?RICO DOS PROFESSORES, FAZ-SE NECESS?RIO O CONHECIMENTO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA USO DENTRO DO AMBIENTE VIRTUAL, A FIM DE QUE TAIS FERRAMENTAS PROPORCIONEM OS RESULTADOS DESEJADOS NO MOMENTO DA AVALIA??O E ESTIMULE A AUTOAPRENDIZAGEM DOS ACAD?MICOS.