O POVO INDÍGENA TREMEMBÉ ESTÁ SITUADO NO MUNICÍPIO DE ITAREMA NO CEARÁ. A UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ-UFC CRIOU UM CURSO DE NÍVEL SUPERIOR PARA INDÍGENAS O MITS, E LOGO APÓS COM A UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA CRIOU O CURSO CUIAMBA. POR ISSO, O ESTUDO JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE DO APROFUNDAMENTO SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR INDÍGENA EM VISTA DA SUA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR SER A MAIS PRÓXIMA POSSÍVEL DE SUA REALIDADE CULTURAL. ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO: ANALISAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR INDÍGENA TREMEMBÉ JUNTO AO CURSO CUIAMBA, SEU PROCESSO ORGANIZACIONAL, SUAS PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO EM CONTRIBUIÇÃO COM UMA ECOLOGIA DE SABERES E MAIS VISIBILIDADE SOCIAL. A METODOLOGIA É DE CUNHO QUALITATIVA, POIS TRABALHA COM O UNIVERSO DOS SIGNIFICADOS, MOTIVOS, ASPIRAÇÕES, CRENÇAS, VALORES E DAS ATITUDES. A METODOLOGIA É TAMBÉM BIBLIOGRÁFICA EM VISTA A PESQUISAR AUTORES BEM ESPECÍFICOS NO ASSUNTO COMO: (BOAVENTURA SANTOS 2008) E (FREIRE 1996) QUE TRATAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA APROXIMAÇÃO DOS SETORES POPULARES COM OS SABERES TÉCNICO-CIENTÍFICOS E A FORMAÇÃO CONTINUADA COM (GRUPIONE 2006). PORTANTO, ESTE ESTUDO É IMPORTANTE EM VISTA DE QUE PROPÕE A UNIVERSIDADE UVA UMA REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR INDÍGENA, BEM COMO MAIOR RECONHECIMENTO DESSE COLETIVO DANDO-OS MAIS VISIBILIDADE UNIVERSITÁRIA E SOBRETUDO SOCIAL NA LUTA DESTES PELO RECONHECIMENTO E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO, O QUE DEVE DISPOR DESTA INTERCULTURALIDADE, MAIOR INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NUMA ARTICULAÇÃO INDISSOCIÁVEL ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.