ESTUDOS PUBLICADOS NA LITERATURA APONTAM PARA DÉFICITS NA LEITURA E ESCRITA DE ALUNOS AUTISTAS. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO DESCREVER COMO AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELA PROFESSORA DO AEE PODEM PROMOVER A LEITURA E ESCRITA DE UMA CRIANÇA AUTISTA. A APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA POR CRIANÇAS AUTISTAS CONSISTE EM UM TEMA DE ESTUDO DE SUMA IMPORTÂNCIA, PARA DEMONSTRAR COMO PAIS E PROFESSORES PODEM CONTRIBUIR PARA PROMOVER A AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA A ALUNOS AUTISTAS. COMO SUJEITO DESTE ESTUDO, FOI UMA CRIANÇA DO SEXO FEMININO (11 ANOS), COM LAUDO DE AUTISMO DESDE OS 4 ANOS. A OBTENÇÃO DOS DADOS FOI POSSÍVEL POR MEIO DA UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, UTILIZANDO-SE DE UM ROTEIRO DE PERGUNTAS ABERTAS, DIRECIONADAS À PROFESSORA DO AEE. ESTE ESTUDO CARACTERIZA-SE COMO ESTUDO DE CASO, DE NATUREZA BÁSICA, TIPO DESCRITIVO, ADOTANDO UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E O MÉTODO DEDUTIVO PARA A ANÁLISE DOS DADOS. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM RESPOSTAS POSITIVAS DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA PELA CRIANÇA AUTISTA, MEDIANTE O TRABALHO DA PROFESSORA EM UTILIZAR MATERIAIS CONCRETOS E PROMOVER MEIOS DE INTERAÇÕES NO ESPAÇO ESCOLAR COM A CRIANÇA AUTISTA.