O PRESENTE ESTUDO PROCURA ANALISAR AS EXPERIÊNCIAS DE EGRESSOS DO BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (BC&T) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC), INVESTIGANDO A INTERDISCIPLINARIDADE E A VIVÊNCIA DISCENTE NO ENSINO SUPERIOR. A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL ENTENDER ASPECTOS DA VIVÊNCIA DE ESTUDANTES FORMADOS NO BC&T DA UFABC, NO QUE SE REFERE À INTERDISCIPLINARIDADE NO ÂMBITO PESSOAL E PROFISSIONAL. PARA ISSO, DESENVOLVE-SE POR MEIO DA ANÁLISE DOS DISCURSOS
PRESENTES EM DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS DA UFABC, BEM COMO DO BC&T, EM ESTUDOS QUE ENVOLVEM O FUNCIONAMENTO DA UFABC E DE SEUS CURSOS E POR FIM, SENDO O MAIOR FOCO DA PESQUISA, NOS PONTOS DE VISTAS DOS EGRESSOS DO BC&T SOBRE A VIVÊNCIA EM UMA FORMAÇÃO SUPERIOR INTERDISCIPLINAR. A PESQUISA USA DE MÉTODOS QUALITATIVOS DE INVESTIGAÇÃO, POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM OS EGRESSOS DO BC&T, AMPARANDO-SE NA ANÁLISE DO DISCURSO DE CORRENTE FRANCESA PARA A CONSTRUÇÃO DE SUA ARGUMENTAÇÃO E ANÁLISE DE RESULTADOS. NA FALA DOS EGRESSOS ENTREVISTADOS, OBSERVOU-SE QUE A VIVÊNCIA COM A FORMAÇÃO NO BC&T, LEVANTA O QUESTIONAMENTO COM RELAÇÃO A MATERIALIZAÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO, QUE PODE SER ENTENDIDO COMO MULTIDISCIPLINAR E NÃO INTERDISCIPLINAR. ASPECTOS ATITUDINAIS E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR SÃO VISTOS, PELOS EGRESSOS, COMO INDÍCIOS DA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR, PREVISTA NOS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS DA UFABC.