O PRESENTE TRABALHO ABORDA AS POLÍTICAS CURRICULARES EM MATEMÁTICA IMPLEMENTADAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. A PARTIR DA ELABORAÇÃO DE UM DOCUMENTO OFICIAL DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DESTE MUNICÍPIO, CONCEBIDO SEM A CONSULTA E PARTICIPAÇÃO DO CORPO DOCENTE QUE ATUA NO SEGMENTO EM QUESTÃO, SE OBJETIVOU ANALISAR O PROCESSO DE AQUISIÇÃO, INTERPRETAÇÃO, ADAPTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DOS CHAMADOS “DIREITOS DE APRENDIZAGEM” NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PELOS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. COMO METODOLOGIA DE PESQUISA FORAM UTILIZADAS A OBSERVAÇÃO EM CAMPO DOS ATORES ENVOLVIDOS E ENTREVISTAS COM OS DOCENTES, DURANTE A IMPLEMENTAÇÃO DA PROPOSTA O E APÓS A EFETIVAÇÃO DESTA EM SALA DE AULA. BASEADOS NOS RELATOS TRANSCRITOS NESTE TRABALHO, É POSSÍVEL CONSTATAR QUE A AUSÊNCIA DE ARTICULAÇÃO ENTRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS CURRICULARES E OS DOCENTES EM ATUAÇÃO DURANTE O PROCESSO DE CONCEPÇÃO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS PREJUDICA A INTERPRETAÇÃO DOS MESMOS, GERA INSATISFAÇÃO POR PARTE DOS PROFESSORES E PODE DIMINUIR A EFICÁCIA DAS AÇÕES PROPOSTAS.