É INEVITÁVEL QUE A DISCUSSÃO ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES SURJA AO TRATARMOS SOBRE A SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO PAÍS. UMA DAS ETAPAS ESSENCIAIS PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, É A DO CONTATO INICIAL DO LICENCIANDO COM A ESCOLA AINDA DURANTE O CURSO DE LICENCIATURA. O PIBID É, UMA PORTA DE ENTRADA QUE OS ALUNOS DE LICENCIATURA AINDA INEXPERIENTES UTILIZAM PARA ADENTRAR O UNIVERSO ESCOLAR, E, PORTANTO, POSSUI UMA RIQUEZA DE CONCEITUAÇÕES E ESPAÇOS DE FORMAÇÃO QUE PRECISAM SER ESTUDADOS. COM ESTE CENÁRIO EM MENTE, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO A REALIZAÇÃO DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO PERÍODO DE 2009-2019 QUE TRABALHARAM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA JUNTAMENTE A ALUNOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARTICIPANTES DO PIBID, BUSCANDO COMPREENDER QUAL A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. COMO RESULTADOS OBTIVEMOS QUATRO CATEGORIAS TEMÁTICAS: "PROFISSIONALIDADE DOCENTE", "IDENTIDADE DOCENTE", "ARTICULAÇÃO TEORIA-PRÁTICA" E "PROFESSOR PESQUISADOR", DAS QUAIS AS DUAS PRIMEIRAS SERÃO OBJETO DE ANÁLISE DO PRESENTE TRABALHO. ALÉM DE SERVIR COMO UMA FONTE DE DADOS DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA COMPREENDER A INFLUÊNCIA DO PIBID AOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ESTA REVISÃO SISTEMÁTICA PERMITIU QUE PERCEBÊSSEMOS ALGUNS CONTRAPONTOS ENTRE OS AUTORES SOBRE AS POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE E DE PROCESSOS REFLEXIVOS NO PROGRAMA, ENTRETANTO FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O PROGRAMA POSSUI POTENCIAL PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO E APRIMORAMENTO DA PROFISSIONALIDADE E DA IDENTIDADE DOCENTE.