Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O DESENVOLVIMENTO DA PROFISSIONALIDADE E IDENTIDADE DOCENTE – UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, EDUCAÇÃO BÁSICA, , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68234
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1333
    "inscrito_id" => 6358
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O DESENVOLVIMENTO DA PROFISSIONALIDADE E IDENTIDADE DOCENTE – UMA REVISÃO SISTEMÁTICA"
    "resumo" => "É INEVITÁVEL QUE A DISCUSSÃO ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES SURJA AO TRATARMOS SOBRE A SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO PAÍS. UMA DAS ETAPAS ESSENCIAIS PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, É A DO CONTATO INICIAL DO LICENCIANDO COM A ESCOLA AINDA DURANTE O CURSO DE LICENCIATURA. O PIBID É, UMA PORTA DE ENTRADA QUE OS ALUNOS DE LICENCIATURA AINDA INEXPERIENTES UTILIZAM PARA ADENTRAR O UNIVERSO ESCOLAR, E, PORTANTO, POSSUI UMA RIQUEZA DE CONCEITUAÇÕES E ESPAÇOS DE FORMAÇÃO QUE PRECISAM SER ESTUDADOS. COM ESTE CENÁRIO EM MENTE, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO A REALIZAÇÃO DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO PERÍODO DE 2009-2019 QUE TRABALHARAM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA JUNTAMENTE A ALUNOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARTICIPANTES DO PIBID, BUSCANDO COMPREENDER QUAL A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. COMO RESULTADOS OBTIVEMOS QUATRO CATEGORIAS TEMÁTICAS: "PROFISSIONALIDADE DOCENTE", "IDENTIDADE DOCENTE", "ARTICULAÇÃO TEORIA-PRÁTICA" E "PROFESSOR PESQUISADOR", DAS QUAIS AS DUAS PRIMEIRAS SERÃO OBJETO DE ANÁLISE DO PRESENTE TRABALHO. ALÉM DE SERVIR COMO UMA FONTE DE DADOS DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA COMPREENDER A INFLUÊNCIA DO PIBID AOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ESTA REVISÃO SISTEMÁTICA PERMITIU QUE PERCEBÊSSEMOS ALGUNS CONTRAPONTOS ENTRE OS AUTORES SOBRE AS POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE E DE PROCESSOS REFLEXIVOS NO PROGRAMA, ENTRETANTO FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O PROGRAMA POSSUI POTENCIAL PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO E APRIMORAMENTO DA PROFISSIONALIDADE E DA IDENTIDADE DOCENTE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, EDUCAÇÃO BÁSICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID6358_01092020144415.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA OLIVEIRA CIPRIANO"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA OLIVEIRA CIPRIANO"
    "autor_email" => "ciprianogca@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68234
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1333
    "inscrito_id" => 6358
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O DESENVOLVIMENTO DA PROFISSIONALIDADE E IDENTIDADE DOCENTE – UMA REVISÃO SISTEMÁTICA"
    "resumo" => "É INEVITÁVEL QUE A DISCUSSÃO ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES SURJA AO TRATARMOS SOBRE A SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO PAÍS. UMA DAS ETAPAS ESSENCIAIS PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, É A DO CONTATO INICIAL DO LICENCIANDO COM A ESCOLA AINDA DURANTE O CURSO DE LICENCIATURA. O PIBID É, UMA PORTA DE ENTRADA QUE OS ALUNOS DE LICENCIATURA AINDA INEXPERIENTES UTILIZAM PARA ADENTRAR O UNIVERSO ESCOLAR, E, PORTANTO, POSSUI UMA RIQUEZA DE CONCEITUAÇÕES E ESPAÇOS DE FORMAÇÃO QUE PRECISAM SER ESTUDADOS. COM ESTE CENÁRIO EM MENTE, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO A REALIZAÇÃO DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO PERÍODO DE 2009-2019 QUE TRABALHARAM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA JUNTAMENTE A ALUNOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARTICIPANTES DO PIBID, BUSCANDO COMPREENDER QUAL A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. COMO RESULTADOS OBTIVEMOS QUATRO CATEGORIAS TEMÁTICAS: "PROFISSIONALIDADE DOCENTE", "IDENTIDADE DOCENTE", "ARTICULAÇÃO TEORIA-PRÁTICA" E "PROFESSOR PESQUISADOR", DAS QUAIS AS DUAS PRIMEIRAS SERÃO OBJETO DE ANÁLISE DO PRESENTE TRABALHO. ALÉM DE SERVIR COMO UMA FONTE DE DADOS DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA COMPREENDER A INFLUÊNCIA DO PIBID AOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ESTA REVISÃO SISTEMÁTICA PERMITIU QUE PERCEBÊSSEMOS ALGUNS CONTRAPONTOS ENTRE OS AUTORES SOBRE AS POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE E DE PROCESSOS REFLEXIVOS NO PROGRAMA, ENTRETANTO FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O PROGRAMA POSSUI POTENCIAL PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO E APRIMORAMENTO DA PROFISSIONALIDADE E DA IDENTIDADE DOCENTE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, EDUCAÇÃO BÁSICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID6358_01092020144415.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA OLIVEIRA CIPRIANO"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA OLIVEIRA CIPRIANO"
    "autor_email" => "ciprianogca@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

É INEVITÁVEL QUE A DISCUSSÃO ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES SURJA AO TRATARMOS SOBRE A SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO PAÍS. UMA DAS ETAPAS ESSENCIAIS PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, É A DO CONTATO INICIAL DO LICENCIANDO COM A ESCOLA AINDA DURANTE O CURSO DE LICENCIATURA. O PIBID É, UMA PORTA DE ENTRADA QUE OS ALUNOS DE LICENCIATURA AINDA INEXPERIENTES UTILIZAM PARA ADENTRAR O UNIVERSO ESCOLAR, E, PORTANTO, POSSUI UMA RIQUEZA DE CONCEITUAÇÕES E ESPAÇOS DE FORMAÇÃO QUE PRECISAM SER ESTUDADOS. COM ESTE CENÁRIO EM MENTE, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO A REALIZAÇÃO DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO PERÍODO DE 2009-2019 QUE TRABALHARAM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA JUNTAMENTE A ALUNOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARTICIPANTES DO PIBID, BUSCANDO COMPREENDER QUAL A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. COMO RESULTADOS OBTIVEMOS QUATRO CATEGORIAS TEMÁTICAS: "PROFISSIONALIDADE DOCENTE", "IDENTIDADE DOCENTE", "ARTICULAÇÃO TEORIA-PRÁTICA" E "PROFESSOR PESQUISADOR", DAS QUAIS AS DUAS PRIMEIRAS SERÃO OBJETO DE ANÁLISE DO PRESENTE TRABALHO. ALÉM DE SERVIR COMO UMA FONTE DE DADOS DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA COMPREENDER A INFLUÊNCIA DO PIBID AOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ESTA REVISÃO SISTEMÁTICA PERMITIU QUE PERCEBÊSSEMOS ALGUNS CONTRAPONTOS ENTRE OS AUTORES SOBRE AS POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE E DE PROCESSOS REFLEXIVOS NO PROGRAMA, ENTRETANTO FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O PROGRAMA POSSUI POTENCIAL PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO E APRIMORAMENTO DA PROFISSIONALIDADE E DA IDENTIDADE DOCENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.