Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 195
LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÃO SOBRE A MEDIAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: MEDIAÇÃO DOCENTE, LEITURA LITERÁRIA, EDUCAÇÃO INFANTIL, , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

NESTE TEXTO TRATAREMOS DA INFLUÊNCIA DA LINGUAGEM SOBRE A AÇÃO, ATUAÇÃO E RELAÇÃO DA CRIANÇA COM O MUNDO ATRAVÉS DA LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENTENDENDO QUE UM AMBIENTE ALFABETIZADOR É IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO COGNITIVO, PARA AS RELAÇÕES SOCIAIS, PARA A FORMAÇÃO HUMANA E PARA CONTRIBUIÇÃO DA LEITURA DE MUNDO QUE ANTECEDE A LEITURA DA PALAVRA, COMO PAULO FREIRE (2002) FALA E NOS INSPIRA. A CRIANÇA ESTÁ CONSTANTEMENTE REALIZANDO A LEITURA DO MUNDO EM QUE ESTÁ INSERIDA, TENTANDO COMPREENDER SEU CONTEXTO. E ESTES CONCEITOS DE EXPERIÊNCIA SERÃO OBSERVADOS PELAS CONCEPÇÕES DE JOSSO (2010), QUANDO AS VIVÊNCIAS TORNAM-SE SIGNIFICATIVAS, NOS FAZENDO REFLETIR, E POETICAMENTE, NOS ATRAVESSAM, SE TRANSFORMANDO EM EXPERIÊNCIAS. PORTANTO, PENSAREMOS SOBRE A PRÁTICA COTIDIANA DO PROFESSOR, NO QUE TANGE AO TRABALHO COM A LEITURA E OS DESAFIOS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.