NO BRASIL A OFERTA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PRINCIPALMENTE NA DÉCADA DE 1950, TINHA POR OBJETIVO ATENDER PRINCIPALMENTE AS CRIANÇAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS, QUE DEVIDO A FATORES ECONÔMICOS APRESENTAM ALTAS TAXAS DE DESNUTRIÇÃO, E COM ISSO SE CARACTERIZAVA COMO ASSISTENCIALISTA. NO ENTANTO NO FINAL DA DÉCADA DE 1990, A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, PASSA A SER COMPREENDIDA ENQUANTO DIREITO HUMANO GARANTIDO PELA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, E DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA). INCORPORADO A ESTE DIREITO O CONCEITO DE SEGURANÇA ALIMENTAR, OU SEJA, A BUSCA PELA GARANTIA DA ALIMENTAÇÃO HUMANA DE QUALIDADE. E NESSE CONTEXTO A ESCOLA TEM PAPEL ESSENCIAL, NA MEDIDA EM QUE TEM POR FUNÇÃO A FORMAÇÃO INTEGRAL DO INDIVIDUO, OFERTANDO E EDUCANDO PARA A FORMAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS, GARANTINDO QUALIDADE DE VIDA, TENDO EM VISTA OS DOCUMENTOS ORIENTADORES COMO LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDBEN), BEM COMO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN´S). ASSIM ESTE TRABALHO TEM POR INTUITO DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO NUTRICIONAL DOS ESCOLARES PARA UMA VIDA SAUDÁVEL