O PRESENTE ESTUDO ANALISA A INFLUÊNCIA DO EDUCADOR ANÍSIO TEIXEIRA PARA ESTRUTURAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NO BRASIL, A PARTIR DA VISÃO FILOSÓFICA PRAGMATISTA, EVIDENCIANDO A CONCEPÇÃO DE JOHN DEWEY DE EDUCAÇÃO COMO RECONSTRUÇÃO DA EXPERIÊNCIA. A PESQUISA SE JUSTIFICA PELA RELEVÂNCIA DAS CONTRIBUIÇÕES DO EDUCADOR ANÍSIO TEIXEIRA, APONTADO COMO PRINCIPAL IDEALIZADOR DAS GRANDES TRANSFORMAÇÕES QUE MARCARAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO SÉCULO 20, PIONEIRO NA IMPLANTAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS E GRATUITAS DE TODOS OS NÍVEIS E MAIOR IDEALIZADOR DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM TEMPO INTEGRAL, DE QUALIDADE, IGUALITÁRIA E LAICA, QUE OBJETIVA UMA FORMAÇÃO PLENA DO EDUCANDO. O OBJETIVO DO ESTUDO É ANALISAR EM TERMOS GERAIS A IMPORTÂNCIA DAS CONTRIBUIÇÕES DO EDUCADOR ANÍSIO TEIXEIRA PARA O PROCESSO DE FORMULAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NO BRASIL. PARA REALIZAÇÃO DA PESQUISA UTILIZOU-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. TEIXEIRA ESTABELECE A NOÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL POR MEIO DE SEUS IDEAIS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS REFORMADORAS, ESTRUTURADAS COM BASE NOS PRINCÍPIOS CONCEITUAIS DO ESCOLANOVISMO. PERCEBE-SE QUE TEIXEIRA FOI UM DOS MAIS IMPORTANTES INFLUENCIADORES DA PROMOÇÃO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO INDIVÍDUO, SEU PENSAMENTO MARCOU A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, SÃO DIVERSAS AS INICIATIVAS DE SE BUSCAR O ESTABELECIMENTO E A CONCRETIZAÇÃO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL QUE SEGUEM SEUS IDEAIS E SUA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL.