COM O ADVENTO DA INDUSTRIALIZAÇÃO TORNOU-SE CRESCENTE A PROCURA POR CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL. O ENSINO TÉCNICO É UMA OPORTUNIDADE QUE OS JOVENS E ADULTOS BUSCAM PARA INGRESSAREM NO MERCADO DE TRABALHO, TANTO POR SEREM CURSOS DE CURTA DURAÇÃO EM RELAÇÃO AOS CURSOS SUPERIORES, QUANTO POR PREPARAREM OS ESTUDANTES COM AS TÉCNICAS EXIGIDAS NO MERCADO DE TRABALHO. DIANTE DESTA REALIDADE ESTA PESQUISA TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO INVESTIGAR ATÉ QUE PONTO A REALIZAÇÃO DE UM CURSO TÉCNICO ESTIMULA OS ALUNOS (AS) INGRESSAREM EM ALGUM CURSO SUPERIOR. PARA TANTO REALIZAMOS UM LEVANTAMENTO TEÓRICO SOBRE O TEMA, UTILIZANDO A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL – LDB 9394/96, O DECRETO FEDERAL Nº 2.208/97 E AUTORES COMO AFONSO (2014), ROSEMBERG (2001), SPARTA E GOMES (2005). EM SEGUIDA APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO À 50 EGRESSOS DE CURSO TÉCNICO E POR FIM REALIZAMOS A ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS, NA QUAL FICOU EVIDENTE, ENTRE OUTRAS COISAS, QUE A MAIORIA DOS ALUNOS (AS) QUE CONCLUEM UM CURSO TÉCNICO ALMEJA O INGRESSO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.