Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DOCUMENTAL DE UMA PROPOSTA CURRICULAR MUNICIPAL: A RELAÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E COTIDIANOS NO ENSINO DA TEMÁTICA ÁGUA

Palavra-chaves: PROPOSTA CURRICULAR., CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E COTIDIANOS., TEMÁTICA ÁGUA., , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1638
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 67955
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2303
    "inscrito_id" => 5011
    "titulo" => "ANÁLISE DOCUMENTAL DE UMA PROPOSTA CURRICULAR MUNICIPAL: A RELAÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E COTIDIANOS NO ENSINO DA TEMÁTICA ÁGUA"
    "resumo" => "O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM É UMA PRÁXIS DINÂMICA QUE SE DÁ NAS  DIVERSAS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE O CONHECIMENTO E O SUJEITO QUE APRENDE E ENSINA. ENVOLVE LIGAÇÕES DE CONTINUIDADE E DESCONTINUIDADE ENTRE OS DIFERENTES SABERES, CONSIDERANDO OS FATORES HISTÓRICOS, CULTURAIS, SOCIAIS E POLÍTICO PARA GARANTIR UM PROCESSO COESO, QUE TORNE POSSÍVEL A TRANSFORMAÇÃO DOS SUJEITOS POR INTERMÉDIO DA PRODUÇÃO DOS CONHECIMENTOS. NO OBJETIVO DE “IDENTIFICAR A RELAÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E COTIDIANOS NO PROCESSO DE ENSINO DA TEMÁTICA ‘ÁGUA’ NA PROPOSTA CURRICULAR MUNICIPAL”, REALIZAMOS UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PESQUISA DOCUMENTAL REFERENTES À PROPOSTA CURRICULAR MUNICIPAL. AS DIVERSAS DISCUSSÕES QUE O CONTEÚDO “ÁGUA” PODE PROPORCIONAR, POSSIBILITAM UMA VISÃO MAIS GLOBAL DAS RELAÇÕES QUE ENVOLVEM A EXISTÊNCIA DO MEIO AMBIENTE, ASSIM, COMO, UMA COMPREENSÃO MAIS CRÍTICA E REFLEXIVA DAS QUESTÕES RELACIONADAS AO USO DA ÁGUA, A VISÃO DA SUA SIGNIFICÂNCIA PARA A VIDA NA TERRA E AS PROBLEMATIZAÇÕES VIVENCIADAS NA SOCIEDADE. OS CONHECIMENTOS DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS PRECISAM ESTAR ATRELADOS AOS CONTEXTOS SOCIAIS E HISTÓRICOS CONSTRUÍDOS E VIVIDOS NA DINÂMICA DA SOCIEDADE MUNICIPAL A FIM DE QUE NÃO SE MOSTREM DESCONTEXTUALIZADOS, MAS, SIM, PENSADOS E PLANEJADOS. NO ENTANTO, POUCO SE VALORIZA NA PROPOSTA ANALISADA OS ASPECTOS LOCAIS LIGADOS AO CONTEXTO AMAZÔNICO. AS COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E CONTEÚDOS SEGUEM UMA LINHA PADRONIZADA PELA BNCC FORTALECENDO A IDEIA DE MODELO PRONTO E ACABADO, DESVALORIZANDO O POTENCIAL DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA QUE INCENTIVE UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CRÍTICO E REFLEXIVO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PROPOSTA CURRICULAR., CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E COTIDIANOS., TEMÁTICA ÁGUA., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID5011_30092020174334.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOISIANE DA"
    "autor_nome_curto" => "JOISIANE FEIO"
    "autor_email" => "joyce.ane7@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 67955
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2303
    "inscrito_id" => 5011
    "titulo" => "ANÁLISE DOCUMENTAL DE UMA PROPOSTA CURRICULAR MUNICIPAL: A RELAÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E COTIDIANOS NO ENSINO DA TEMÁTICA ÁGUA"
    "resumo" => "O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM É UMA PRÁXIS DINÂMICA QUE SE DÁ NAS  DIVERSAS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE O CONHECIMENTO E O SUJEITO QUE APRENDE E ENSINA. ENVOLVE LIGAÇÕES DE CONTINUIDADE E DESCONTINUIDADE ENTRE OS DIFERENTES SABERES, CONSIDERANDO OS FATORES HISTÓRICOS, CULTURAIS, SOCIAIS E POLÍTICO PARA GARANTIR UM PROCESSO COESO, QUE TORNE POSSÍVEL A TRANSFORMAÇÃO DOS SUJEITOS POR INTERMÉDIO DA PRODUÇÃO DOS CONHECIMENTOS. NO OBJETIVO DE “IDENTIFICAR A RELAÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E COTIDIANOS NO PROCESSO DE ENSINO DA TEMÁTICA ‘ÁGUA’ NA PROPOSTA CURRICULAR MUNICIPAL”, REALIZAMOS UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PESQUISA DOCUMENTAL REFERENTES À PROPOSTA CURRICULAR MUNICIPAL. AS DIVERSAS DISCUSSÕES QUE O CONTEÚDO “ÁGUA” PODE PROPORCIONAR, POSSIBILITAM UMA VISÃO MAIS GLOBAL DAS RELAÇÕES QUE ENVOLVEM A EXISTÊNCIA DO MEIO AMBIENTE, ASSIM, COMO, UMA COMPREENSÃO MAIS CRÍTICA E REFLEXIVA DAS QUESTÕES RELACIONADAS AO USO DA ÁGUA, A VISÃO DA SUA SIGNIFICÂNCIA PARA A VIDA NA TERRA E AS PROBLEMATIZAÇÕES VIVENCIADAS NA SOCIEDADE. OS CONHECIMENTOS DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS PRECISAM ESTAR ATRELADOS AOS CONTEXTOS SOCIAIS E HISTÓRICOS CONSTRUÍDOS E VIVIDOS NA DINÂMICA DA SOCIEDADE MUNICIPAL A FIM DE QUE NÃO SE MOSTREM DESCONTEXTUALIZADOS, MAS, SIM, PENSADOS E PLANEJADOS. NO ENTANTO, POUCO SE VALORIZA NA PROPOSTA ANALISADA OS ASPECTOS LOCAIS LIGADOS AO CONTEXTO AMAZÔNICO. AS COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E CONTEÚDOS SEGUEM UMA LINHA PADRONIZADA PELA BNCC FORTALECENDO A IDEIA DE MODELO PRONTO E ACABADO, DESVALORIZANDO O POTENCIAL DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA QUE INCENTIVE UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CRÍTICO E REFLEXIVO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PROPOSTA CURRICULAR., CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E COTIDIANOS., TEMÁTICA ÁGUA., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID5011_30092020174334.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOISIANE DA"
    "autor_nome_curto" => "JOISIANE FEIO"
    "autor_email" => "joyce.ane7@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM É UMA PRÁXIS DINÂMICA QUE SE DÁ NAS DIVERSAS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE O CONHECIMENTO E O SUJEITO QUE APRENDE E ENSINA. ENVOLVE LIGAÇÕES DE CONTINUIDADE E DESCONTINUIDADE ENTRE OS DIFERENTES SABERES, CONSIDERANDO OS FATORES HISTÓRICOS, CULTURAIS, SOCIAIS E POLÍTICO PARA GARANTIR UM PROCESSO COESO, QUE TORNE POSSÍVEL A TRANSFORMAÇÃO DOS SUJEITOS POR INTERMÉDIO DA PRODUÇÃO DOS CONHECIMENTOS. NO OBJETIVO DE “IDENTIFICAR A RELAÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E COTIDIANOS NO PROCESSO DE ENSINO DA TEMÁTICA ‘ÁGUA’ NA PROPOSTA CURRICULAR MUNICIPAL”, REALIZAMOS UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PESQUISA DOCUMENTAL REFERENTES À PROPOSTA CURRICULAR MUNICIPAL. AS DIVERSAS DISCUSSÕES QUE O CONTEÚDO “ÁGUA” PODE PROPORCIONAR, POSSIBILITAM UMA VISÃO MAIS GLOBAL DAS RELAÇÕES QUE ENVOLVEM A EXISTÊNCIA DO MEIO AMBIENTE, ASSIM, COMO, UMA COMPREENSÃO MAIS CRÍTICA E REFLEXIVA DAS QUESTÕES RELACIONADAS AO USO DA ÁGUA, A VISÃO DA SUA SIGNIFICÂNCIA PARA A VIDA NA TERRA E AS PROBLEMATIZAÇÕES VIVENCIADAS NA SOCIEDADE. OS CONHECIMENTOS DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS PRECISAM ESTAR ATRELADOS AOS CONTEXTOS SOCIAIS E HISTÓRICOS CONSTRUÍDOS E VIVIDOS NA DINÂMICA DA SOCIEDADE MUNICIPAL A FIM DE QUE NÃO SE MOSTREM DESCONTEXTUALIZADOS, MAS, SIM, PENSADOS E PLANEJADOS. NO ENTANTO, POUCO SE VALORIZA NA PROPOSTA ANALISADA OS ASPECTOS LOCAIS LIGADOS AO CONTEXTO AMAZÔNICO. AS COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E CONTEÚDOS SEGUEM UMA LINHA PADRONIZADA PELA BNCC FORTALECENDO A IDEIA DE MODELO PRONTO E ACABADO, DESVALORIZANDO O POTENCIAL DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA QUE INCENTIVE UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CRÍTICO E REFLEXIVO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.