Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APLICAÇÃO DO JOGO “A DESCOBERTA DE MENDEL” EM AULA DE GENÉTICA PARA O ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO LÚDICA, , ENSINO PÚBLICO, GENÉTICA, Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 67971
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 872
    "inscrito_id" => 5265
    "titulo" => "APLICAÇÃO DO JOGO “A DESCOBERTA DE MENDEL” EM AULA DE GENÉTICA PARA O ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "OS CONTEÚDOS DE GENÉTICA APRESENTAM CONCEITOS COMPLEXOS E UTILIZA TERMOS DO VOCABULÁRIO CIENTÍFICO, NÃO UTILIZADOS NO COTIDIANO DOS ALUNOS; SENDO ASSIM, TORNA-SE NECESSÁRIO UTILIZAR METODOLOGIAS QUE AUXILIEM NO APRENDIZADO DA MATÉRIA. NESSE CONTEXTO, O USO DE JOGOS DIDÁTICOS É UMA PROPOSTA INTERESSANTE PARA SER TRABALHADA EM SALA DE AULA. ASSIM, ESTE TRABALHO TEVE O OBJETIVO DE APLICAR UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA 1ª LEI DE MENDEL EM UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA COSTA RÊGO (ARAPIRACA-AL). O JOGO, INTITULADO “A DESCOBERTA DE MENDEL” É COMPOSTO POR PERGUNTAS E RESPOSTAS (ESTILO MÍDIA QUIZ) E POR UM DADO GIGANTE CONFECCIONADO COM CAIXA DE PAPELÃO. A PRÁTICA OCORREU EM 5 ETAPAS: 1) ELABORAÇÃO DO JOGO; 2) MINISTRAÇÃO DO CONTEÚDO SOBRE A 1ª LEI DE MENDEL; 3) APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO (PRÉ-JOGO) COM QUESTÕES REFERENTES AO CONTEÚDO MINISTRADO; 4) APLICAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO; 5) APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS: UM DE AVALIAÇÃO (PÓS-JOGO) E OUTRO PESSOAL, DE AVALIAÇÃO DO JOGO. AO COMPARAR AS MÉDIAS OBTIDAS NO PRÉ E PÓS-JOGO, VERIFICOU-SE QUE O JOGO CONTRIBUIU POSITIVAMENTE COM A APRENDIZAGEM (&#961;<0,05). ALÉM DISSO, TORNOU A AULA DINÂMICA E ATRATIVA, O QUE FOI BEM ACEITO PELOS ALUNOS, OS QUAIS DEMONSTRARAM INTERESSE E MELHOR ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO. O JOGO APRESENTADO NO PRESENTE TRABALHO É DE FÁCIL MANUSEIO E PRÁTICO PARA O PROFESSOR UTILIZAR EM SALA DE AULA, PODENDO SER USADO COMO REVISÃO ANTES DA PROVA E COMO ATIVIDADE AVALIATIVA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO LÚDICA,, ENSINO PÚBLICO, GENÉTICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA16_ID5265_28082020181101.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANE CARLA SILVA DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "LUANE CARLA"
    "autor_email" => "luanecarlanll@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 67971
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 872
    "inscrito_id" => 5265
    "titulo" => "APLICAÇÃO DO JOGO “A DESCOBERTA DE MENDEL” EM AULA DE GENÉTICA PARA O ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "OS CONTEÚDOS DE GENÉTICA APRESENTAM CONCEITOS COMPLEXOS E UTILIZA TERMOS DO VOCABULÁRIO CIENTÍFICO, NÃO UTILIZADOS NO COTIDIANO DOS ALUNOS; SENDO ASSIM, TORNA-SE NECESSÁRIO UTILIZAR METODOLOGIAS QUE AUXILIEM NO APRENDIZADO DA MATÉRIA. NESSE CONTEXTO, O USO DE JOGOS DIDÁTICOS É UMA PROPOSTA INTERESSANTE PARA SER TRABALHADA EM SALA DE AULA. ASSIM, ESTE TRABALHO TEVE O OBJETIVO DE APLICAR UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA 1ª LEI DE MENDEL EM UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA COSTA RÊGO (ARAPIRACA-AL). O JOGO, INTITULADO “A DESCOBERTA DE MENDEL” É COMPOSTO POR PERGUNTAS E RESPOSTAS (ESTILO MÍDIA QUIZ) E POR UM DADO GIGANTE CONFECCIONADO COM CAIXA DE PAPELÃO. A PRÁTICA OCORREU EM 5 ETAPAS: 1) ELABORAÇÃO DO JOGO; 2) MINISTRAÇÃO DO CONTEÚDO SOBRE A 1ª LEI DE MENDEL; 3) APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO (PRÉ-JOGO) COM QUESTÕES REFERENTES AO CONTEÚDO MINISTRADO; 4) APLICAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO; 5) APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS: UM DE AVALIAÇÃO (PÓS-JOGO) E OUTRO PESSOAL, DE AVALIAÇÃO DO JOGO. AO COMPARAR AS MÉDIAS OBTIDAS NO PRÉ E PÓS-JOGO, VERIFICOU-SE QUE O JOGO CONTRIBUIU POSITIVAMENTE COM A APRENDIZAGEM (&#961;<0,05). ALÉM DISSO, TORNOU A AULA DINÂMICA E ATRATIVA, O QUE FOI BEM ACEITO PELOS ALUNOS, OS QUAIS DEMONSTRARAM INTERESSE E MELHOR ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO. O JOGO APRESENTADO NO PRESENTE TRABALHO É DE FÁCIL MANUSEIO E PRÁTICO PARA O PROFESSOR UTILIZAR EM SALA DE AULA, PODENDO SER USADO COMO REVISÃO ANTES DA PROVA E COMO ATIVIDADE AVALIATIVA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO LÚDICA,, ENSINO PÚBLICO, GENÉTICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA16_ID5265_28082020181101.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANE CARLA SILVA DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "LUANE CARLA"
    "autor_email" => "luanecarlanll@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

OS CONTEÚDOS DE GENÉTICA APRESENTAM CONCEITOS COMPLEXOS E UTILIZA TERMOS DO VOCABULÁRIO CIENTÍFICO, NÃO UTILIZADOS NO COTIDIANO DOS ALUNOS; SENDO ASSIM, TORNA-SE NECESSÁRIO UTILIZAR METODOLOGIAS QUE AUXILIEM NO APRENDIZADO DA MATÉRIA. NESSE CONTEXTO, O USO DE JOGOS DIDÁTICOS É UMA PROPOSTA INTERESSANTE PARA SER TRABALHADA EM SALA DE AULA. ASSIM, ESTE TRABALHO TEVE O OBJETIVO DE APLICAR UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA 1ª LEI DE MENDEL EM UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA COSTA RÊGO (ARAPIRACA-AL). O JOGO, INTITULADO “A DESCOBERTA DE MENDEL” É COMPOSTO POR PERGUNTAS E RESPOSTAS (ESTILO MÍDIA QUIZ) E POR UM DADO GIGANTE CONFECCIONADO COM CAIXA DE PAPELÃO. A PRÁTICA OCORREU EM 5 ETAPAS: 1) ELABORAÇÃO DO JOGO; 2) MINISTRAÇÃO DO CONTEÚDO SOBRE A 1ª LEI DE MENDEL; 3) APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO (PRÉ-JOGO) COM QUESTÕES REFERENTES AO CONTEÚDO MINISTRADO; 4) APLICAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO; 5) APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS: UM DE AVALIAÇÃO (PÓS-JOGO) E OUTRO PESSOAL, DE AVALIAÇÃO DO JOGO. AO COMPARAR AS MÉDIAS OBTIDAS NO PRÉ E PÓS-JOGO, VERIFICOU-SE QUE O JOGO CONTRIBUIU POSITIVAMENTE COM A APRENDIZAGEM (&#961;<0,05). ALÉM DISSO, TORNOU A AULA DINÂMICA E ATRATIVA, O QUE FOI BEM ACEITO PELOS ALUNOS, OS QUAIS DEMONSTRARAM INTERESSE E MELHOR ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO. O JOGO APRESENTADO NO PRESENTE TRABALHO É DE FÁCIL MANUSEIO E PRÁTICO PARA O PROFESSOR UTILIZAR EM SALA DE AULA, PODENDO SER USADO COMO REVISÃO ANTES DA PROVA E COMO ATIVIDADE AVALIATIVA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.