OS CONTEÚDOS DE GENÉTICA APRESENTAM CONCEITOS COMPLEXOS E UTILIZA TERMOS DO VOCABULÁRIO CIENTÍFICO, NÃO UTILIZADOS NO COTIDIANO DOS ALUNOS; SENDO ASSIM, TORNA-SE NECESSÁRIO UTILIZAR METODOLOGIAS QUE AUXILIEM NO APRENDIZADO DA MATÉRIA. NESSE CONTEXTO, O USO DE JOGOS DIDÁTICOS É UMA PROPOSTA INTERESSANTE PARA SER TRABALHADA EM SALA DE AULA. ASSIM, ESTE TRABALHO TEVE O OBJETIVO DE APLICAR UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA 1ª LEI DE MENDEL EM UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA COSTA RÊGO (ARAPIRACA-AL). O JOGO, INTITULADO “A DESCOBERTA DE MENDEL” É COMPOSTO POR PERGUNTAS E RESPOSTAS (ESTILO MÍDIA QUIZ) E POR UM DADO GIGANTE CONFECCIONADO COM CAIXA DE PAPELÃO. A PRÁTICA OCORREU EM 5 ETAPAS: 1) ELABORAÇÃO DO JOGO; 2) MINISTRAÇÃO DO CONTEÚDO SOBRE A 1ª LEI DE MENDEL; 3) APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO (PRÉ-JOGO) COM QUESTÕES REFERENTES AO CONTEÚDO MINISTRADO; 4) APLICAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO; 5) APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS: UM DE AVALIAÇÃO (PÓS-JOGO) E OUTRO PESSOAL, DE AVALIAÇÃO DO JOGO. AO COMPARAR AS MÉDIAS OBTIDAS NO PRÉ E PÓS-JOGO, VERIFICOU-SE QUE O JOGO CONTRIBUIU POSITIVAMENTE COM A APRENDIZAGEM (ρ<0,05). ALÉM DISSO, TORNOU A AULA DINÂMICA E ATRATIVA, O QUE FOI BEM ACEITO PELOS ALUNOS, OS QUAIS DEMONSTRARAM INTERESSE E MELHOR ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO. O JOGO APRESENTADO NO PRESENTE TRABALHO É DE FÁCIL MANUSEIO E PRÁTICO PARA O PROFESSOR UTILIZAR EM SALA DE AULA, PODENDO SER USADO COMO REVISÃO ANTES DA PROVA E COMO ATIVIDADE AVALIATIVA.