Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO PARA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS

Palavra-chaves: ENSINO, PRODUTO EDUCACIONAL, MATERIAL ADAPTADO, INCLUSÃO, Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO AMBIENTE EDUCACIONAL, AINDA REPRESENTA UM GRANDE DESAFIO PARA A MAIORIA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, ESPECIALMENTE NO TOCANTE AO ENSINO PROFISSIONAL. DESTA FORMA, DESENVOLVEU-SE UMA PESQUISA COM O INTUITO DE AVALIAR A QUESTÃO DA INTRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS PARA MELHORAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SURDOS DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM MEIO AMBIENTE NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS, CAMPUS MARECHAL DEODORO (IFAL-MD). PARA TANTO UTILIZOU-SE O MÉTODO QUALITATIVO, ATRAVÉS DE PESQUISA DIAGNÓSTICA, COM OS ALUNOS SURDOS DA REFERIDA INSTITUIÇÃO. OBSERVOU-SE A EXISTÊNCIA DE INICIATIVAS NA QUESTÃO DE INCLUSÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS VISANDO A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO PÚBLICO EM QUESTÃO, PORÉM DE FORMA ISOLADA E INCIPIENTE, SENDO SUGERIDO QUE A INSTITUIÇÃO BUSQUE ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS QUE POSSAM SUPRIR TOTALMENTE A NECESSIDADES DIFERENCIADAS DOS ALUNOS SURDOS, DE FORMA A FAVORECER TANTO O PROCESSO DE ENSINO COMO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, ALÉM BUSCAR A TOTALIDADE DO CUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO QUE TRATA DA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO, EM ESPECIAL DOS ALUNOS SURDOS QUE ESTUDAM NA INSTITUIÇÃO.

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