O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO AMBIENTE EDUCACIONAL, AINDA REPRESENTA UM GRANDE DESAFIO
PARA A MAIORIA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, ESPECIALMENTE NO TOCANTE AO ENSINO PROFISSIONAL. DESTA
FORMA, DESENVOLVEU-SE UMA PESQUISA COM O INTUITO DE AVALIAR A QUESTÃO DA INTRODUÇÃO DE MATERIAIS
DIDÁTICOS ADAPTADOS PARA MELHORAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS SURDOS DO CURSO TÉCNICO DE
NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM MEIO AMBIENTE NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS, CAMPUS MARECHAL
DEODORO (IFAL-MD). PARA TANTO UTILIZOU-SE O MÉTODO QUALITATIVO, ATRAVÉS DE PESQUISA DIAGNÓSTICA,
COM OS ALUNOS SURDOS DA REFERIDA INSTITUIÇÃO. OBSERVOU-SE A EXISTÊNCIA DE INICIATIVAS NA QUESTÃO DE
INCLUSÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS VISANDO A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DO PÚBLICO EM QUESTÃO, PORÉM DE FORMA ISOLADA E INCIPIENTE, SENDO SUGERIDO QUE A INSTITUIÇÃO BUSQUE
ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS QUE POSSAM SUPRIR TOTALMENTE A
NECESSIDADES DIFERENCIADAS DOS ALUNOS SURDOS, DE FORMA A FAVORECER TANTO O PROCESSO DE ENSINO COMO O
PROCESSO DE APRENDIZAGEM, ALÉM BUSCAR A TOTALIDADE DO CUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO QUE TRATA DA
INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO, EM ESPECIAL DOS ALUNOS SURDOS
QUE ESTUDAM NA INSTITUIÇÃO.