O PRESENTE ARTIGO É FRUTO DO PROJETO DE PESQUISA, “A VERTENTE FEMININA NO ROMANCE MARANHENSE DO SÉCULO XX”, NUMA PERSPECTIVA CRÍTICO/ANALÍTICA CONTEXTUALIZADA, TEM POR OBJETIVO CENTRAR-SE NO ROMANCE MARANHENSE DE EXPRESSÃO FEMININA, ENFOCANDO AUTORAS/OBRAS DO SÉCULO XX, NO INTUITO DE VIABILIZAR O ESTUDO DAS NARRATIVAS DE NOSSAS AUTORAS, TENDO COMO BASE E COMO NORTE LITERÁRIO O PROTAGONISMO DE MULHERES NO/DO MARANHÃO. ESTA PESQUISA, ENTÃO, PROCURA DAR ÊNFASE À LITERATURA PRODUZIDA EXCLUSIVAMENTE POR MULHERES QUE, COM O MECANISMO DA ESCRITA, RETRATARAM A NOSSA REALIDADE URBANA DO SÉCULO XX, NUMA PLURALIDADE DE PROTAGONISMOS E COM DENÚNCIAS SOCIAIS QUE REFLETIRAM/REFLETEM, DIRETAMENTE, NA MANEIRA COMO A FIGURA FEMININA É DESENHADA/PROJETADA NA SOCIEDADE, ASSIM COMO, POR OUTRA CONCEPÇÃO DEVERIA DESENHAR-SE/PROJETAR-SE. TENDO EM VISTA O PROPÓSITO DA LITERATURA (DE NÃO APENAS REGISTRAR MAS, SOBRETUDO TRANSMITIR A REALIDADE DE UMA DETERMINADA ÉPOCA), ESTE ESTUDO BUSCA RESSALTAR A VOZ FEMININA, EM SEU SIGNIFICATIVO VALOR ARTÍSTICO E SEU ESPECIAL CONTRIBUTO NA FORMAÇÃO DA CULTURA LITERÁRIA MARANHENSE. DESTA FORMA, FAZ-SE NECESSÁRIO RETRAÇAR UM ESTUDO SOBRE A LITERATURA MARANHENSE E, ESPECIFICAMENTE, SOBRE O ROMANCE MARANHENSE, COM ÊNFASE NA ESCRITA FEMININA (ASSIM COMO A “VERTENTE FEMININA”) POR UMA PERSPECTIVA DE QUEM ESCREVE E DO QUE É ESCRITO. PARA TANTO SERÃO DESTACADOS: OS TEÓRICOS ESPECÍFICOS DO ROMANCE; A ESCRITA FEMININA E O ROMANCE MARANHENSE, COM O PROPÓSITO DE INVESTIGAR A DIEGESE NARRATIVA DE SUAS RESPECTIVAS AUTORAS, NUM PARALELISMO ÀS CONDIÇÕES SOCIAIS E AO AMADURECIMENTO/TRANSFORMAÇÃO DO FAZER LITERÁRIO.