NESTE TEXTO APRESENTAMOS ALGUMAS FERRAMENTAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS NO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VINCULADO AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR (PIBICJR) COM ALUNOS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL LEANDRO MACIEL EM ARACAJU-SERGIPE, POSICIONANDO A ESCOLA E O BAIRRO PONTO NOVO, ONDE RESIDEM, COMO LÓCUS DA PESQUISA. PARA TAL, TOMAMOS O PERTENCIMENTO E AS IDENTIDADES COMO CONCEITOS NORTEADORES DO PENSAR COM A INTENÇÃO DE AVALIAR O ENVOLVIMENTO DOS MORADORES COM O LUGAR. ANCORAMOS NA ABORDAGEM DA GEOGRAFIA PELO VIÉS CULTURAL TOMANDO O LUGAR COMO CATEGORIA DE ANÁLISE DAS IDENTIDADES FORJADAS PELO SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO PARA COM O BAIRRO. AS OFICINAS, MAPAS MENTAIS, PERCURSOS ETNOGEOGRÁFICOS E ENTREVISTAS CONSTITUEM OS DISPOSITIVOS METODOLÓGICOS QUE VÊM SENDO ADOTADOS. OS ESTUDANTES DEMONSTRARAM CONHECIMENTO DO BAIRRO, DE MORADORES ANTIGOS E DE SEUS GEOSSÍMBOLOS, DENTRE ELES, A ESCOLA E A FESTA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA. DECORRE DESSA PESQUISA OS ASPECTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS EXITOSOS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA BEM COMO O RECONHECIMENTO DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E FESTAS COMO CONSTITUTIVOS DE SUAS IDENTIDADES.