Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO: O DESAFIO DE FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS E ABERTOS À DIVERSIDADE

Palavra-chaves: ANTROPOLOGIA, DIVERSIDADE, EDUCAÇÃO, CULTURA, IDENTIDADE Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

PERCEBE-SE QUE DESDE SEMPRE A QUEST?O DA DIVERSIDADE E DO CONTATO CULTURAL ESTEVE PRESENTE NA HUMANIDADE E, AGORA, COLOCA-SE DE MODO INTENSO NAS SOCIEDADES MODERNAS, INDUZINDO A POPULA??O A UMA REFLEX?O E CONSCIENTIZA??O SOBRE A??ES DE INTOLER?NCIA. DESSE MODO, O PRESENTE TRABALHO VISA UTILIZAR UM LEVANTAMENTO BIBLIOGR?FICO, ONDE SE DISCUTE ALGUMAS DAS PERSPECTIVAS DIFERENCIADAS QUE A ANTROPOLOGIA OFERECE PARA A COMPREENS?O DAS RELA??ES ENTRE HOMEM E SOCIEDADE, COMO UMA POSSIBILIDADE DE SE MITIGAR OS PROBLEMAS EM VIRTUDE DO ACENTUADO ?NDICE DE PR?TICAS PRECONCEITUOSAS E AGRESSIVAS FRENTE ?S DIVERSAS CULTURAS. NESSE SENTIDO, CONSTA-SE QUE O PROCESSO AQUI DEBATIDO ? SIGNIFICATIVO E NECESS?RIO PARA FOMENTAR TODAS AS CULTURAS COMO IDENTIDADES DE GRUPOS DISTINTOS, CONTRIBUINDO COM A??ES CONT?NUAS E, SOBRETUDO, RELACIONANDO-AS COM DIFERENTES REALIDADES, A FIM DE PROMOVER E CONSTRUIR UMA SOCIEDADE ABERTA ? DIVERSIDADE CULTURAL, COMO TAMB?M, UMA CIVILIZA??O DEMOCR?TICA, CR?TICA, PARTICIPATIVA E REFER?NCIA NOS VALORES POR ELA REPASSADOS.

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