O OBJETIVO DESTE TRABALHO É COMPREENDER E DISCUTIR AS ABORDAGENS E TEORIAS QUE SUSTENTAM O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO. PARA TANTO, O TRABALHO IRÁ ANALISAR AS NOÇÕES DE CONHECIMENTO DE PIERRE LEVY, BEM COMO AS IMPLICAÇÕES DESTAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. A DEMOCRATIZAÇÃO DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) E SUA DIVERSIFICAÇÃO OCORRERAM PRINCIPALMENTE COM A INTRODUÇÃO E DIFUSÃO GRADUAL E CRESCENTE DOS COMPUTADORES PESSOAIS, A PARTIR DA DÉCADA DE OITENTA. A INTRODUÇÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO É ASCENDENTE E VEM REPERCUTINDO TANTO NO ÂMBITO DAS PESQUISAS ACADÊMICAS, QUANTO NO DEBATE EM VÁRIAS INSTÂNCIAS, COMO NAS MÍDIAS. A METODOLOGIA DO TRABALHO SE BASEOU NUMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CUNHO DEDUTIVO REFERENCIADA NAS DISCUSSÕES DE PIERRE LEVY, DE MODO QUE SERÃO APRESENTADAS ABORDAGENS E REFLEXÕES SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO, SEGUNDO UM PONTO DE VISTA SISTEMÁTICO E CONSTRUTIVISTA, FOMENTANDO ASSIM, AS REFLEXÕES QUE CERCAM O PROCESSO DE ENSINO.