ESTE ARTIGO EXPÔS A ABORDAGEM COMUNICATIVA COMO MEIO PARA O ENSINO DE UMA SEGUNDA LÍNGUA (L2) COM FOCO NA EXPRESSÃO ORAL E NA COMPREENSÃO AUDITIVA DIANTE DO CONTATO COM O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA EM SALAS DE AULA DO ENSINO MÉDIO. COM BASE NOS ESTUDOS DE MARTINS (2012) E PIO (2015), POR MEIO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. A PROPOSTA É TRABALHAR COM O MÉTODO COMUNICATIVO, USANDO ATIVIDADE DE ÁUDIO E INTERAÇÃO, ASSOCIADO A UMA METODOLOGIA DINÂMICA QUE FORNEÇA AO ALUNO ENGAJAMENTO, DISPOSIÇÃO E INCENTIVO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA L2, NESTE CASO, O ESPANHOL, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS AULAS DO PROGRAMA PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) DIANTE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN DIANTE DE AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA. ANALISAMOS QUE NÃO EXISTE TANTA UTILIZAÇÃO DA EXPRESSÃO ORAL E DA COMPETÊNCIA AUDITIVA, POR ESSA RAZÃO, VIMOS A NECESSIDADE DE CRIAR UMA PROPOSTA QUE VISE TRABALHAR MAJORITARIAMENTE A EXPRESSÃO ORAL E A COMPREENSÃO AUDITIVA.