ESTE TRABALHO É RESULTADO DA REALIDADE ESCOLAR, QUE SENSIBILIZAM MUITOS EDUCADORES, NO QUE DIZ RESPEITO AO ACESSO E UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) PELOS EDUCANDOS QUE RESIDEM NO ZONA RURAL. TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ENTENDER EM QUAL PROPORÇÃO OS EDUCANDOS DA ZONA RURAL TÊM ACESSO ÀS NOVAS TECNOLOGIAS NO LOCAL EM QUE RESIDEM E SE ESTES APRESENTAM DOMÍNIO DAS NOVAS MÍDIAS. ESTE É UM ESTUDO DE CASO, NO QUAL UTILIZOU-SE DO MÉTODO QUANTITATIVO COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO REGULAR RESIDENTES EM ÁREAS RURAIS PRÓXIMAS A CIDADE DE OROBÓ, LOCALIZADA NO AGRESTE SETENTRIONAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO, E QUE ESTUDAM NA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO ABÍLIO DE SOUZA BARBOSA (ERASB), ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL LOCALIZADO NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO NA QUAL A REFERIDA CIDADE ESTÁ SITUADA.