ESTE ARTIGO OBJETIVA REFLETIR ACERCA DO FAZER LITERÁRIO NA VIDA DOS IDOSOS, A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DA OFICINA INTITULADA “LITERATURA NÃO TEM IDADE”, AÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO “TECITURAS, DIÁLOGOS ENTRE LITERATURA, MÚSICA E CULTURA”, DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA-UFRA, CAMPUS TOMÉ AÇU/PA. O LETRAMENTO LITERÁRIO DE IDOSOS É COMPREENDIDO COMO AÇÃO VIVENCIADA E EXPERIMENTADA EM DIFERENTES VIESES. UMA INVESTIDA QUE PRECISA, MUITAS VEZES, SER CONQUISTADA, TENDO EM VISTA QUE MUITO IDOSOS NÃO PASSARAM POR PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA SIGNIFICATIVAS, TAIS COMO AQUELAS QUE OS TEXTOS LITERÁRIOS POSSIBILITAM, AO PROPORCIONAREM REFLETIR E VIAJAR POR DIVERSOS TEMAS, GÊNEROS, ESPAÇOS DE PRÁTICAS VERBAIS, NOS TERMOS DA ANÁLISE DO DISCURSO. TAL DISCUSSÃO, PORTANTO, É SUBSIDIADA NAS DISCUSSÕES DA AD (MAINGUENEAU, 1987, 2004), FOUCAULT (1981), PÊCHEUX (1990) E NO DEBATE ACERCA DO PAPEL DA LITERATURA (LAJOLO, 2018) NO QUE TANGE AO DISCURSO LITERÁRIO (UMA VEZ QUE A DELIMITAÇÃO DO QUE SERIA OU NÃO LITERATURA DEPENDE DE CADA POSICIONAMENTO E DE CADA GÊNERO NO INTERIOR DE CERTO REGIME DA PRODUÇÃO DISCURSIVA).