O PROBLEMA DE PESQUISA PARA PROPOSIÇÃO DESTE TRABALHO EMERGE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE QUE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA UTILIZAM COM POUCA FREQUÊNCIA A TECNOLOGIA DIGITAL EM SALA DE AULA COMO ALIADA AO ENSINO E APRENDIZAGEM. SENDO ASSIM, PARTE-SE DO PRESSUPOSTO DE QUE, POR INSEGURANÇA OU PELA AUSÊNCIA DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA, A PRÁTICA COM A TECNOLOGIA EM SALA DE AULA NÃO É DISSEMINADA. DIANTE DESSA PERCEPÇÃO, O OBJETIVO DESSA PESQUISA É INVESTIGAR O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES, ATRAVÉS DA PRÁTICA DE ENSINO QUE PERMITA AO ALUNO FORMAS DE EXPLORAR NOVAS TECNOLOGIAS, EM PROL DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO. COM FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA APOIADA EM AUTORES QUE EMBASAM ESSE TEMA, BUSCA-SE ELUCIDAR A PREOCUPAÇÃO DO ENSINO PARA O ALUNO POR MEIO DA TECNOLOGIA, RESPEITANDO-O COM UM TODO. A METODOLOGIA ABORDADA SEGUE A LINHA DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, POIS SE MOSTRA RELEVANTE PARA A ORGANIZAÇÃO DO APROFUNDAMENTO TEÓRICO, BASEADA EM FATOS, A ABORDAGEM É QUALITATIVA. O RESULTADO DA REFERIDA PESQUISA, DEMONSTROU A IMPORTÂNCIA QUE OS PROFESSORES E A ESCOLA TÊM EM INVESTIREM EM UMA FORMAÇÃO PARA A TECNOLOGIA PARA ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI.