Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: O PROGRAMA INCLUIR

Palavra-chaves: POLÍTICA PÚBLICA, EDUCAÇÃO SUPERIOR, ACESSIBILIDADE, PROGRAMA INCLUIR, Pôster (PO) GT 21 - Políticas públicas de Educação
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE TRABALHO É FRUTO DE MINHA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO, QUE FOI APRESENTADA EM DEZEMBRO DE 2019 E TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A QUESTÃO DA ACESSIBILIDADE COM ENFOQUE NO PROGRAMA INCLUIR –ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, ENTRE OS ANOS DE 2005 E 2010, COMO EXPRESSÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA A MEDIÇÃO DA EFICÁCIA DO PROGRAMA INCLUIR FOI COMPOSTA POR UMA PESQUISA DESCRITIVA E EXPLORATÓRIA SOBRE A ABRANGÊNCIA DO PROGRAMA NO BRASIL, SEGUIDA POR COLETA E ANÁLISE DE DADOS. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE CONSULTA AOS EDITAIS DAS CHAMADAS PÚBLICAS CONCORRENCIAIS E, TAMBÉM, DIRETAMENTE COM AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) PARTÍCIPES. OS RESULTADOS FORAM ABRANGENTES E CONCLUÍRAM PELA EFICÁCIA DO PROGRAMA, MAS APONTARAM AVANÇOS TÍMIDOS, TANTO EM NÍVEL DE LEGISLAÇÃO COMO DE POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSIVAS NO ENSINO SUPERIOR, CUJA ARENA DE DEBATE PRECISA SER AMPLIADA. ESSA PESQUISA CONTRIBUIU PARA A REFLEXÃO ACERCA DO (RE)PENSAR PEDAGÓGICO E CULTURAL DA REFORMULAÇÃO DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR QUE SE PRETENDE DE QUALIDADE E ACESSÍVEL A TODOS.

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