O ENSINO DE BOTÂNICA POR MEIO DA METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68982 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 533 "inscrito_id" => 2424 "titulo" => "O ENSINO DE BOTÂNICA POR MEIO DA METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS" "resumo" => "NA CIÊNCIA, HISTORICAMENTE, A TRANSMISSÃO ORAL DE CONHECIMENTOS POSSIBILITOU A DEFINIÇÃO DE CONCEITOS RELACIONADOS AS ÁREAS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA, COMO CONHECEMOS ATUALMENTE. O CONHECIMENTO QUE AS PESSOAS POSSUÍAM SOBRE AS PLANTAS LHES PERMITIAM CLASSIFICA-LAS DE ACORDO COM AQUILO QUE ERA SABIDO NA ÉPOCA. A BOTÂNICA É A PARTE DA BIOLOGIA QUE ESTUDA, AGRUPA E CLASSIFICA OS VEGETAIS EM GRUPOS TAXONÔMICOS, DE ACORDO COM CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES. METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS ALTERNATIVAS SÃO SUBSÍDIOS PARA SE REPENSAR O MODELO DE ENSINO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE SÃO REFLEXO NO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. A METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, AQUI EMPREGADA, VÊM CONQUISTANDO ESPAÇO EM DIVERSAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS. O ENSINO BASEADO NA ABP PARTE DA UTILIZAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA APRESENTADA AOS ESTUDANTES E QUE PRECISA SER SOLUCIONADO, PARA TANTO CONTEMPLA OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS A PARTIR DA INTEGRAÇÃO E A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS, GARANTINDO A TRANSDISCIPLINARIDADE E POSSIBILITANDO QUE O ALUNO SEJA PROTAGONISTA E O PROFESSOR MEDIADOR DO PROCESSO EDUCATIVO. OS ESTUDANTES REALIZARAM EXPERIMENTOS, DE MODO A ILUSTRAR POSSIBILIDADES PARA A QUEBRA DE DORMÊNCIA. OS RESUTADOS PERMITIRAM CORROBORAR QUE ABORDAGENS NESTA PERSPECTIVA CONTRIBUEM PARA QUE HAJA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ARTICULAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS ENTRE OS ESTUDANTES, A INDISSOCIABILIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA, O RESPEITO À AUTONOMIA DO ESTUDANTE. ESTA METODOLOGIA APRESENTA-SE SIGNIFICATIVA PARA O DISCENTE QUE A PARTIR DA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS TORNA-SE MAIS CRÍTICO, AGUÇA O PROCESSO DA TOMADA DE DECISÕES E A CAPACIDADE DE OUVIR OPINIÕES DIVERGENTES, ALÉM DE TORNA-LO CAPAZ APRENDE A APRENDER." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AUTONOMIA DISCENTE, DORMÊNCIA, GERMINAÇÃO, PLANTAS, SEMENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID2424_13082020231846.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WAGNER DE JESUS SILVA" "autor_nome_curto" => "WAGNER SILVA" "autor_email" => "wagner.silva@uesb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA" "autor_imagem" => "5f37eb0e51faa_15082020_110254.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68982 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 533 "inscrito_id" => 2424 "titulo" => "O ENSINO DE BOTÂNICA POR MEIO DA METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS" "resumo" => "NA CIÊNCIA, HISTORICAMENTE, A TRANSMISSÃO ORAL DE CONHECIMENTOS POSSIBILITOU A DEFINIÇÃO DE CONCEITOS RELACIONADOS AS ÁREAS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA, COMO CONHECEMOS ATUALMENTE. O CONHECIMENTO QUE AS PESSOAS POSSUÍAM SOBRE AS PLANTAS LHES PERMITIAM CLASSIFICA-LAS DE ACORDO COM AQUILO QUE ERA SABIDO NA ÉPOCA. A BOTÂNICA É A PARTE DA BIOLOGIA QUE ESTUDA, AGRUPA E CLASSIFICA OS VEGETAIS EM GRUPOS TAXONÔMICOS, DE ACORDO COM CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES. METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS ALTERNATIVAS SÃO SUBSÍDIOS PARA SE REPENSAR O MODELO DE ENSINO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE SÃO REFLEXO NO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. A METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, AQUI EMPREGADA, VÊM CONQUISTANDO ESPAÇO EM DIVERSAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS. O ENSINO BASEADO NA ABP PARTE DA UTILIZAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA APRESENTADA AOS ESTUDANTES E QUE PRECISA SER SOLUCIONADO, PARA TANTO CONTEMPLA OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS A PARTIR DA INTEGRAÇÃO E A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS, GARANTINDO A TRANSDISCIPLINARIDADE E POSSIBILITANDO QUE O ALUNO SEJA PROTAGONISTA E O PROFESSOR MEDIADOR DO PROCESSO EDUCATIVO. OS ESTUDANTES REALIZARAM EXPERIMENTOS, DE MODO A ILUSTRAR POSSIBILIDADES PARA A QUEBRA DE DORMÊNCIA. OS RESUTADOS PERMITIRAM CORROBORAR QUE ABORDAGENS NESTA PERSPECTIVA CONTRIBUEM PARA QUE HAJA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ARTICULAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS ENTRE OS ESTUDANTES, A INDISSOCIABILIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA, O RESPEITO À AUTONOMIA DO ESTUDANTE. ESTA METODOLOGIA APRESENTA-SE SIGNIFICATIVA PARA O DISCENTE QUE A PARTIR DA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS TORNA-SE MAIS CRÍTICO, AGUÇA O PROCESSO DA TOMADA DE DECISÕES E A CAPACIDADE DE OUVIR OPINIÕES DIVERGENTES, ALÉM DE TORNA-LO CAPAZ APRENDE A APRENDER." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AUTONOMIA DISCENTE, DORMÊNCIA, GERMINAÇÃO, PLANTAS, SEMENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID2424_13082020231846.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WAGNER DE JESUS SILVA" "autor_nome_curto" => "WAGNER SILVA" "autor_email" => "wagner.silva@uesb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA" "autor_imagem" => "5f37eb0e51faa_15082020_110254.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }