Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE BOTÂNICA POR MEIO DA METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

Palavra-chaves: AUTONOMIA DISCENTE, DORMÊNCIA, GERMINAÇÃO, PLANTAS, SEMENTES Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68982
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 533
    "inscrito_id" => 2424
    "titulo" => "O ENSINO DE BOTÂNICA POR MEIO DA METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS"
    "resumo" => "NA CIÊNCIA, HISTORICAMENTE, A TRANSMISSÃO ORAL DE CONHECIMENTOS POSSIBILITOU A DEFINIÇÃO DE CONCEITOS RELACIONADOS AS ÁREAS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA, COMO CONHECEMOS ATUALMENTE. O CONHECIMENTO QUE AS PESSOAS POSSUÍAM SOBRE AS PLANTAS LHES PERMITIAM CLASSIFICA-LAS DE ACORDO COM AQUILO QUE ERA SABIDO NA ÉPOCA. A BOTÂNICA É A PARTE DA BIOLOGIA QUE ESTUDA, AGRUPA E CLASSIFICA OS VEGETAIS EM GRUPOS TAXONÔMICOS, DE ACORDO COM CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES. METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS ALTERNATIVAS SÃO SUBSÍDIOS PARA SE REPENSAR O MODELO DE ENSINO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE SÃO REFLEXO NO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. A METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, AQUI EMPREGADA, VÊM CONQUISTANDO ESPAÇO EM DIVERSAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS. O ENSINO BASEADO NA ABP PARTE DA UTILIZAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA APRESENTADA AOS ESTUDANTES E QUE PRECISA SER SOLUCIONADO, PARA TANTO CONTEMPLA OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS A PARTIR DA INTEGRAÇÃO E A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS, GARANTINDO A TRANSDISCIPLINARIDADE E POSSIBILITANDO QUE O ALUNO SEJA PROTAGONISTA E O PROFESSOR MEDIADOR DO PROCESSO EDUCATIVO. OS ESTUDANTES REALIZARAM EXPERIMENTOS, DE MODO A ILUSTRAR POSSIBILIDADES PARA A QUEBRA DE DORMÊNCIA. OS RESUTADOS PERMITIRAM CORROBORAR QUE ABORDAGENS NESTA PERSPECTIVA CONTRIBUEM PARA QUE HAJA  APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ARTICULAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS  ENTRE OS ESTUDANTES, A INDISSOCIABILIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA, O RESPEITO À AUTONOMIA DO ESTUDANTE. ESTA METODOLOGIA APRESENTA-SE SIGNIFICATIVA PARA O DISCENTE QUE A PARTIR DA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS TORNA-SE MAIS CRÍTICO, AGUÇA O PROCESSO DA TOMADA DE DECISÕES E A CAPACIDADE DE OUVIR OPINIÕES DIVERGENTES, ALÉM DE TORNA-LO CAPAZ APRENDE A APRENDER."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "AUTONOMIA DISCENTE, DORMÊNCIA, GERMINAÇÃO, PLANTAS, SEMENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID2424_13082020231846.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WAGNER DE JESUS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "WAGNER SILVA"
    "autor_email" => "wagner.silva@uesb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA"
    "autor_imagem" => "5f37eb0e51faa_15082020_110254.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68982
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 533
    "inscrito_id" => 2424
    "titulo" => "O ENSINO DE BOTÂNICA POR MEIO DA METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS"
    "resumo" => "NA CIÊNCIA, HISTORICAMENTE, A TRANSMISSÃO ORAL DE CONHECIMENTOS POSSIBILITOU A DEFINIÇÃO DE CONCEITOS RELACIONADOS AS ÁREAS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA, COMO CONHECEMOS ATUALMENTE. O CONHECIMENTO QUE AS PESSOAS POSSUÍAM SOBRE AS PLANTAS LHES PERMITIAM CLASSIFICA-LAS DE ACORDO COM AQUILO QUE ERA SABIDO NA ÉPOCA. A BOTÂNICA É A PARTE DA BIOLOGIA QUE ESTUDA, AGRUPA E CLASSIFICA OS VEGETAIS EM GRUPOS TAXONÔMICOS, DE ACORDO COM CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES. METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS ALTERNATIVAS SÃO SUBSÍDIOS PARA SE REPENSAR O MODELO DE ENSINO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE SÃO REFLEXO NO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. A METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, AQUI EMPREGADA, VÊM CONQUISTANDO ESPAÇO EM DIVERSAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS. O ENSINO BASEADO NA ABP PARTE DA UTILIZAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA APRESENTADA AOS ESTUDANTES E QUE PRECISA SER SOLUCIONADO, PARA TANTO CONTEMPLA OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS A PARTIR DA INTEGRAÇÃO E A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS, GARANTINDO A TRANSDISCIPLINARIDADE E POSSIBILITANDO QUE O ALUNO SEJA PROTAGONISTA E O PROFESSOR MEDIADOR DO PROCESSO EDUCATIVO. OS ESTUDANTES REALIZARAM EXPERIMENTOS, DE MODO A ILUSTRAR POSSIBILIDADES PARA A QUEBRA DE DORMÊNCIA. OS RESUTADOS PERMITIRAM CORROBORAR QUE ABORDAGENS NESTA PERSPECTIVA CONTRIBUEM PARA QUE HAJA  APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ARTICULAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS  ENTRE OS ESTUDANTES, A INDISSOCIABILIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA, O RESPEITO À AUTONOMIA DO ESTUDANTE. ESTA METODOLOGIA APRESENTA-SE SIGNIFICATIVA PARA O DISCENTE QUE A PARTIR DA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS TORNA-SE MAIS CRÍTICO, AGUÇA O PROCESSO DA TOMADA DE DECISÕES E A CAPACIDADE DE OUVIR OPINIÕES DIVERGENTES, ALÉM DE TORNA-LO CAPAZ APRENDE A APRENDER."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "AUTONOMIA DISCENTE, DORMÊNCIA, GERMINAÇÃO, PLANTAS, SEMENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID2424_13082020231846.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WAGNER DE JESUS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "WAGNER SILVA"
    "autor_email" => "wagner.silva@uesb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA"
    "autor_imagem" => "5f37eb0e51faa_15082020_110254.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

NA CIÊNCIA, HISTORICAMENTE, A TRANSMISSÃO ORAL DE CONHECIMENTOS POSSIBILITOU A DEFINIÇÃO DE CONCEITOS RELACIONADOS AS ÁREAS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA, COMO CONHECEMOS ATUALMENTE. O CONHECIMENTO QUE AS PESSOAS POSSUÍAM SOBRE AS PLANTAS LHES PERMITIAM CLASSIFICA-LAS DE ACORDO COM AQUILO QUE ERA SABIDO NA ÉPOCA. A BOTÂNICA É A PARTE DA BIOLOGIA QUE ESTUDA, AGRUPA E CLASSIFICA OS VEGETAIS EM GRUPOS TAXONÔMICOS, DE ACORDO COM CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES. METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS ALTERNATIVAS SÃO SUBSÍDIOS PARA SE REPENSAR O MODELO DE ENSINO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE SÃO REFLEXO NO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. A METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, AQUI EMPREGADA, VÊM CONQUISTANDO ESPAÇO EM DIVERSAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS. O ENSINO BASEADO NA ABP PARTE DA UTILIZAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA APRESENTADA AOS ESTUDANTES E QUE PRECISA SER SOLUCIONADO, PARA TANTO CONTEMPLA OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS A PARTIR DA INTEGRAÇÃO E A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS, GARANTINDO A TRANSDISCIPLINARIDADE E POSSIBILITANDO QUE O ALUNO SEJA PROTAGONISTA E O PROFESSOR MEDIADOR DO PROCESSO EDUCATIVO. OS ESTUDANTES REALIZARAM EXPERIMENTOS, DE MODO A ILUSTRAR POSSIBILIDADES PARA A QUEBRA DE DORMÊNCIA. OS RESUTADOS PERMITIRAM CORROBORAR QUE ABORDAGENS NESTA PERSPECTIVA CONTRIBUEM PARA QUE HAJA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ARTICULAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS ENTRE OS ESTUDANTES, A INDISSOCIABILIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA, O RESPEITO À AUTONOMIA DO ESTUDANTE. ESTA METODOLOGIA APRESENTA-SE SIGNIFICATIVA PARA O DISCENTE QUE A PARTIR DA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS TORNA-SE MAIS CRÍTICO, AGUÇA O PROCESSO DA TOMADA DE DECISÕES E A CAPACIDADE DE OUVIR OPINIÕES DIVERGENTES, ALÉM DE TORNA-LO CAPAZ APRENDE A APRENDER.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.