O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O CONCEITO DE MEDIAÇÃO E APRENDIZAGEM CRIADO INICIALMENTE POR VYGOTSKY E DISCUTIDO DURANTE ANOS POR MUITOS TEÓRICOS E PESQUISADORES COMO PIAGET (1999), IVIC (2010) E HENRY PIERON (1912), QUE, AO MESMO TEMPO EM QUE DISCORDAVAM DO CONCEITO VYGOTSKYANO, TAMBÉM CONCORDAVAM QUE A APRENDIZAGEM E O CONHECIMENTO ERAM IMPORTANTES UM PARA COM O OUTRO, POIS AMBOS ESTAVAM INTERLIGADOS E JUNTOS DAVAM UM AVANÇO À MATURIDADE E À ATUAÇÃO DO PROFESSOR. ESTE TRABALHO A PRIORI TEVE COMO MOTIVAÇÃO O NOVO CENÁRIO NO QUAL O MUNDO SE ENCONTRA DEVIDO À PANDEMIA QUE PARALELAMENTE AFETOU A EDUCAÇÃO E PROPICIOU MUDANÇAS PEDAGÓGICAS COM A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS MEDIADORAS DA APRENDIZAGEM, RESSIGNIFICANDO O USO DAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO ENTRE DOCENTES E DISCENTES.