O OBJETIVO GERAL DO TRABALHO FOI INVESTIGAR A CONTRIBUIÇÃO DO MEMORIAL PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO PEDAGOGO NA MODALIDADE À DISTÂNCIA. PARA TANTO, BUSCAMOS CARACTERIZAR O CURSO DE PEDAGOGIA; ENTENDER COMO FUNCIONA A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA; ANALISAR O MEMORIAL COMO RECURSO METODOLÓGICO; REFLETIR ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE À DISTÂNCIA. DESSE MODO, UTILIZOU-SE COMO METODOLOGIA A PESQUISA QUALITATIVA, CARACTERIZADA COMO ESTUDO DE CASO, PARA INVESTIGAR O USO DO MEMORIAL COMO PRÁTICA EDUCATIVA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA À DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – EAD/UECE. A ANÁLISE DOS MEMORIAIS DEMONSTRA ÀS TRAJETÓRIAS E MEMORIAS DE VIDA DOS SUJEITOS, O CONHECIMENTO ADQUIRIDO AO LONGO DO CURSO, OS DESAFIOS ENFRENTADOS, AS APRENDIZAGENS. A PARTIR DA ANÁLISE REALIZADA, FOI POSSÍVEL PERCEBER AS MUDANÇAS INTERNAS OCORRIDAS EM CADA EDUCANDO, ENQUANTO PESSOA E PROFISSIONAL DOCENTE, SUJEITOS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO CAPAZES DE TRANSFORMAR A REALIDADE SOCIAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO.