O OBJETIVO DESSE TRABALHO É ANALISAR A INFLUÊNCIA DAS TUTORIAS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA DISPONIBILIZADAS PELO CEDERJ EM 3 DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DO POLO SAQUAREMA-RJ. FORAM COMPARADOS DADOS REFERENTES À FREQUÊNCIA NAS TUTORIAS PRESENCIAIS E O NÚMERO DE ACESSOS À PLATAFORMA MOODLE, COM O RENDIMENTO DOS ALUNOS NAS AVALIAÇÕES A DISTÂNCIA (ADS) E AVALIAÇÕES PRESENCIAIS (APS). PARA QUE FOSSE POSSÍVEL ATRIBUIR UM BOM RENDIMENTO AOS ALUNOS, FOI NECESSÁRIO O ESTABELECIMENTO DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ALUNOS INGRESSANTES, DESTACANDO ALGUNS PONTOS FUNDAMENTAIS COMO: INSTITUIÇÃO DE ORIGEM, FAIXA ETÁRIA E FORMAS DE INGRESSO. COM O TRABALHO, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR ALGUNS LIMITES ENFRENTADOS PELA MODALIDADE PROPOSTA PELA CEDERJ.