O ARTIGO REALIZA UMA BREVE DISCUSSÃO ACERCA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL, ESPECIALMENTE NO ENSINO MÉDIO, EXPONDO ASPECTOS RELEVANTES NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES, ASSIM COMO OS PRINCIPAIS ENTRAVES PARA A REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS CURRICULARES QUE TENHAM A PROPOSIÇÃO DE DESENVOLVER A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM SUAS INSTITUIÇÕES. DISCUTIMOS AINDA SOBRE OS PRINCIPAIS DOCUMENTOS OFICIAIS NORTEADORES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA QUE VERSAM SOBRE A TEMÁTICA EM QUESTÃO. NOS RESULTADOS, APRESENTAMOS A EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ, A QUAL DESENVOLVE EM SEU CURRÍCULO, AÇÕES DE PESQUISA CIENTÍFICA COM TODOS OS SEUS ESTUDANTES AO LONGO DOS TRÊS ANOS DE ENSINO MÉDIO, SENDO APRESENTADOS ALGUNS RELATOS DOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO EDUCATIVO, E TAMBÉM AS ETAPAS DE TODO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA PROPOSTA. NORTEARAM NOSSO TRABALHO, OS AUTORES MASSI, QUEIROZ (2010, 2015), BRASIL (2001, 2009, 2018), ARRUDA (2007), HECK ET AL (2012), COSTA E ZOMPERO (2015).