ESTE ARTIGO É UM RECORTE DE UMA DAS TEORIAS DISCUTIDAS NA TESE QUE SE ENCONTRA EM ANDAMENTO ONDE ABORDAMOS A TEORIA PEDAGÓGICA DE PAULO FREIRE PELO VIÉS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO (1970) E PELA PEDAGOGIA DA PERGUNTA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. PERCEBEMOS QUE A HISTÓRIA DA VIDA DE PAULO FREIRE É IMPORTANTE PARA A COMPREENSÃO DO CAMINHAR TEÓRICO PEDAGÓGICO, COM AS EXPERIÊNCIAS INICIAIS NOS MOVIMENTOS POPULARES E NO SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA - SESI E O SEU CONTEXTO DE VIDA E EXPERIÊNCIAS DE MUNDO POR ONDE PASSOU POR DIVERSOS PAÍSES O QUAL ESTAVA EXILADO. CONTEXTUALIZANDO A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DA DÉCADA DE 1960, PERCEBEMOS QUE HÁ UM ENCONTRO COM A PROPOSTA PEDAGÓGICA DE FREIRE NO CONCEITO EPISTEMOLÓGICO DE CONSCIENTIZAÇÃO DA REALIDADE, ONDE HÁ UMA REFLEXÃO TRANSFORMADORA, IDEOLÓGICA E LIBERTADORA COM BASE NA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE.