OS ESTUDOS SOBRE A EXCLUS?O DIGITAL S?O RELEVANTES PARA AS SOCIEDADES CONTEMPOR?NEAS, ASSIM COMO, PARA AS TRANSFORMA??ES EM TODOS OS CAMPOS DO CONHECIMENTO ORIGIN?RIOS DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E, ASSIM, CONTEXTUALIZA OS AVAN?OS EXISTENTES SOBRE O TEMA. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO, ESCOLHEU-SE A PESQUISA BIBLIOGR?FICA COMO INSTRUMENTO METODOL?GICO E ESTUDOU-SE 102 (CENTO E DOIS) TEXTOS ACAD?MICOS ANALISADOS DE FORMA SISTEMATIZADA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO ? DISCUTIR, A LUZ DOS AUTORES SELECIONADOS NA PESQUISA BIBLIOGR?FICA, COMO A EDUCA??O PODE CONSIDERAR AS TECNOLOGIAS HUMANAS COMO CAPITAL DIGITAL NOS SEUS PROCESSOS EDUCACIONAIS EM SUPERA??O A EXCLUS?O DIGITAL. A TECNOLOGIA SE CONSTITUI COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL PARA A EVOLU??O HUMANA NA BUSCA DE NOVAS SOLU??ES PARA VELHOS PROBLEMAS. ASSIM, A TECNOLOGIA MOVIMENTA FUN??ES INTERNAS DO CORPO HUMANO E ELEMENTOS EXTERNOS A ELE DE MODO A MODIFICAR E MELHORAR O PRIMEIRO. ESTE MOVIMENTO CONSTANTE ? INDIVIDUAL E SOCIAL ? CONSTR?I O QUE PODE SER CHAMADO DE TECNOLOGIA HUMANA. DIANTE DISSO, COMO OPORTUNIDADE DE MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA, A EDUCA??O E A ESCOLA PODEM ASSOCIAR AS PROPOSTAS PEDAG?GICAS ?S TECNOLOGIAS DIGITAIS PROMOVENDO A FORMA??O PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, DE MANEIRA QUE AS PESSOAS POSSAM FAZER SENTIDO A ESCOLA, E ASSIM TRANSFORMAR EM CONHECIMENTO AS INFORMA??ES. NESTE ESTUDO, ACREDITA-SE QUE A EXCLUS?O DIGITAL IMPEDE OS INDIV?DUOS DO EXERC?CIO DA CIDADANIA PELA CR?TICA E AUTONOMIA. PORTANTO, ENTENDE-SE QUE A EXCLUS?O DIGITAL ? A AUS?NCIA DE CAPITAL TECNOL?GICO PARA QUE UM INDIV?DUO SE DESENVOLVA COM UMA TECNOLOGIA HUMANA.