O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR ALGUNS DADOS ESTATÍSTICOS ACERCA DO PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO E DA LEITURA NO BRASIL, COM RECORTE ESPECÍFICO PARA REGIÃO NORTE – AMAZONAS. A FIM DE CONSUBSTANCIARMOS TEORICAMENTE ESTE TRABALHO, RECORREMOS AO LIVRO “A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER – EM TRÊS ARTIGOS QUE SE COMPLETAM”, DE PAULO FREIRE, SELECIONAMOS TAMBÉM ALGUNS EXCERTOS DO LIVRO O CAPITAL, KARL MARX PARA ASSEGURAR QUE PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, QUANDO ESTÁ “PRESO” AS AMARRAS IDEOLÓGICAS DA BURGUESIA, NÃO LEVARÁ O POVO A EMANCIPAÇÃO HUMANA, POIS O POVO NÃO SE TORNARÁ CRÍTICO E NEM AGENTE DE SUA PRÓPRIA TRANSFORMAÇÃO. A ESCOLHA DAS OBRAS FAZ PARTE DO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO (ANÁLISE TEXTUAL) E SE DEU EM FUNÇÃO DELAS TEREM SIDO TRABALHADAS NO DECORRER DA DISCIPLINA PENSAMENTO SOCIAL NA AMAZONIA. SABEMOS QUE OS ESTUDOS FREIREANOS SE COADUNAM AOS ESCRITOS DE MARX, É A PARTIR DO PRESSUPOSTO TEÓRICO DESSES DOIS AUTORES QUE ANALISAMOS OS DADOS ESTATÍSTICOS SOBRE A ALFABETIZAÇÃO NA AMAZÔNIA. AO FIM DA ANÁLISE PERCEBEMOS QUE UM PROCESSO EDUCACIONAL ELITISTA, ALÉM DE SEGREGAR A OFERTA DE CONHECIMENTO AO POVO MENOS FAVORECIDO ECONOMICAMENTE, AUMENTA AINDA MAIS FOSSO SOCIAL QUANDO A EDUCAÇÃO PRIORIZA SUJEITOS DA CLASSE DOMINANTE EM DETRIMENTO AOS DA CLASSE DOMINADA.