A ÁREA DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO BRASIL TEM SIDO CONSIDERADA COMO INTERDISCIPLINAR DESDE QUE ENVOLVE A INTERAÇÃO ENTRE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E ÁREAS COMO A LINGUÍSTICA, POR EXEMPLO. A CIÊNCIA É CONSIDERADA COMO PRÁTICA SOCIAL, SENDO FRUTO DE UM PROCESSO CULTURAL E HISTÓRICO, PORTANTO, NÃO DEVE SER ENCARADA COMO PRÁTICA INDEPENDENTE DO SUJEITO E DAS IDEOLOGIAS QUE O CONSTITUEM. O LETRAMENTO CIENTÍFICO ASSOCIADO AO ENSINO DE CIÊNCIAS TEM SIDO APONTADO COMO UM DESAFIO PARA EDUCAÇÃO TORNANDO-SE OBJETO DE ESTUDO NA PERSPECTIVA DE ESTUDOS DA LINGUAGEM. ASSOCIADO AO LETRAMENTO CIENTÍFICO, A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA POSSIBILITA QUE CONHECIMENTOS ANTES LIMITADOS AOS MEIOS ACADÊMICOS ALCANCEM À SOCIEDADE EM GERAL. DESSA FORMA, MUITOS FATORES INTERFEREM NA CONSTRUÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DO DISCURSO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, SEJA ELE PROVENIENTE DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO OU DA ACADEMIA. A PESQUISA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO COM PROCEDIMENTOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS, TEVE COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS DO CAMPO DA LINGUISTICA EM PESQUISAS ENVOLVENDO LETRAMENTO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. A ANÁLISE DO DISCURSO, DIANTE DA CONFLUÊNCIA COM O CAMPO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, SE CONFIGURA COMO FERRAMENTA FUNDAMENTAL DESDE QUE AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS UTILIZADAS NA SALA DE AULA REPRESENTAM O ESFORÇO PARA RECONHECER EM CADA ALUNO DIFERENTES ESPECIFICIDADES NO PROCESSO DE APRENDIZADO.