Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIVULGAÇÃO E LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS COMO CAMPO DA LINGUISTICA

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, LETRAMENTO CIENTÍFICO, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, LINGUISTICA, ANÁLISE DO DISCURSO Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A ÁREA DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO BRASIL TEM SIDO CONSIDERADA COMO INTERDISCIPLINAR DESDE QUE ENVOLVE A INTERAÇÃO ENTRE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E ÁREAS COMO A LINGUÍSTICA, POR EXEMPLO. A CIÊNCIA É CONSIDERADA COMO PRÁTICA SOCIAL, SENDO FRUTO DE UM PROCESSO CULTURAL E HISTÓRICO, PORTANTO, NÃO DEVE SER ENCARADA COMO PRÁTICA INDEPENDENTE DO SUJEITO E DAS IDEOLOGIAS QUE O CONSTITUEM. O LETRAMENTO CIENTÍFICO ASSOCIADO AO ENSINO DE CIÊNCIAS TEM SIDO APONTADO COMO UM DESAFIO PARA EDUCAÇÃO TORNANDO-SE OBJETO DE ESTUDO NA PERSPECTIVA DE ESTUDOS DA LINGUAGEM. ASSOCIADO AO LETRAMENTO CIENTÍFICO, A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA POSSIBILITA QUE CONHECIMENTOS ANTES LIMITADOS AOS MEIOS ACADÊMICOS ALCANCEM À SOCIEDADE EM GERAL. DESSA FORMA, MUITOS FATORES INTERFEREM NA CONSTRUÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DO DISCURSO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, SEJA ELE PROVENIENTE DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO OU DA ACADEMIA. A PESQUISA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO COM PROCEDIMENTOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS, TEVE COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS DO CAMPO DA LINGUISTICA EM PESQUISAS ENVOLVENDO LETRAMENTO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. A ANÁLISE DO DISCURSO, DIANTE DA CONFLUÊNCIA COM O CAMPO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, SE CONFIGURA COMO FERRAMENTA FUNDAMENTAL DESDE QUE AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS UTILIZADAS NA SALA DE AULA REPRESENTAM O ESFORÇO PARA RECONHECER EM CADA ALUNO DIFERENTES ESPECIFICIDADES NO PROCESSO DE APRENDIZADO.

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