O ARTIGO APRESENTA O RESULTADO DO TRABALHO DESENVOLVIDO COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA. DESTACA A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, SOBRETUDO A INTERNET, COMO IMPORTANTES FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA RESSIGNIFICAR O ESPAÇO DA SALA DE AULA, BEM COMO, NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC. SURGIU A PARTIR DAS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ESTUDANTES PRINCIPALMENTE NO COMPONENTE CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA, COM DESTAQUE NA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL, ALÉM DISSO, A DESMOTIVAÇÃO APRESENTADA POR ALGUNS, DEVIDO AOS “RÓTULOS” DE FRACASSO ESCOLAR IMPOSTOS POR SUAS PRÓPRIAS FAMÍLIAS. FOI NECESSÁRIO REPENSAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA E DAR SIGNIFICADO AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS. TEMAS DIVERSIFICADOS COMO MEIO AMBIENTE, SUSTENTABILIDADE, POLÍTICA, CORRUPÇÃO, FAKE NEWS, ENTRE TANTOS OUTROS PASSARAM A FAZER PARTE DA ROTINA DE LEITURA E, CONSEQUENTEMENTE ENCAMINHARAM PARA OUTRAS ATIVIDADES, PROPORCIONANDO O PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES, OU SEJA, DANDO OUTROS SIGNIFICADOS PARA A LEITURA, ALÉM DA DECODIFICAÇÃO. COMO BASE TEÓRICA BUSCOU-SE SUPORTE NOS ESTUDOS DE MORAN ( 2013), ENTRE OUTROS AUTORES QUE DESENVOLVEM PESQUISAS RELACIONADAS AOS USOS DE TECNOLOGIAS, AULAS SIGNIFICATIVAS E, TAMBÉM NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, (2019).