A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SURGIU DA NECESSIDADE DE ALFABETIZAR E/OU EDUCAR ÀQUELES QUE POR INÚMERAS RAZÕES SE VIRAM OBRIGADOS A INTERROMPEREM O ELO COM A RELAÇÃO ESCOLAR, É PRECISO TER EM MENTE O QUÃO COMPLEXO É ESSA DEMANDA DE ALUNOS, RESPEITANDO E COMPREENDENDO SUAS ESPECIFICIDADES. A MAIORIA DOS ALUNOS DA EJA SÃO PESSOAS DE CAMADA SOCIAL BAIXA, COM PENSAMENTOS E VIVENCIAS TOTALMENTE DIFERENTES DAQUELES QUE TIVERAM ACESSO À ESCOLA NO PERÍODO ADEQUADO. QUANDO DECIDEM RETORNAR A ESCOLA SE DEPARAM COM NOVOS OBSTÁCULOS QUE CAUSAM O ABANDONO, DENTRE ELAS ESTÁ A FALTA DE PREPARO DO EDUCADOR. A AUSÊNCIA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR VOLTADA PARA EJA É COMUMENTE OBSERVADA QUANDO O EDUCADOR TRATA SEUS ALUNOS ADULTOS COMO CRIANÇAS, INFANTILIZANDO O ENSINO, BEM COMO NA SUA FORMA DE AGIR E FALAR DENTRO DE SALA DE AULA. DESTA FORMA, ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR E IDENTIFICAR ASPECTOS QUE CONSTITUEM O PERFIL QUE O EDUCADOR DEVE TER PARA TRABALHAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. COM ESTE TRABALHO PRETENDE-SE TAMBÉM INVESTIGAR E EXPLORAR OS MÉTODOS DO FILÓSOFO E EDUCADOR PAULO FREIRE E A SUA GRANDE IMPORTÂNCIA PARA O EJA, NÃO SÓ NO BRASIL QUANTO MUNDIALMENTE. COMO RECURSO PARA OBTENÇÃO DE MATERIAL PARA A CONSTRUÇÃO DESTE ARTIGO, UTILIZOU-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL POR MEIO DE LIVROS, DOCUMENTOS OFICIAIS E PERIÓDICOS. ADOTOU-SE A ANÁLISE QUALITATIVA VISANDO A OBSERVAÇÃO E COMPREENSÃO DA RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE OS ALUNOS DA EJA E OS DOCENTES QUE ATUAM NESSA ÁREA.