? INERENTE AO CEN?RIO EDUCACIONAL A DIVERSIDADE DE PERSONALIDADE. ALUNOS COM CARACTER?STICAS DAS MAIS DIVERSAS POSS?VEIS E QUE S?O GERALMENTE MOLDADAS EM CONFORMIDADE COM AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM, INFLU?NCIA DO MEIO AO QUAL EST? INSERIDO E CONDI??ES NEUROBIOL?GICAS, IMPLICANDO ASSIM NA NECESSIDADE DE A??ES DO EDUCADOR NO SENTIDO DE ALCAN?AR A TODOS. ESSE CEN?RIO TORNA-SE MAIS INTENSO AO DEFRONTAR-SE COM SITUA??ES ESPEC?FICAS DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. EDUCADORES SENS?VEIS A CAUSA DA INCLUS?O, AINDA QUE N?O ESPECIALIZADOS NA ?REA, CONSEGUEM FAZER UM PR?-DIAGN?STICO OU PELO MENOS INFERIR SUSPEITAS DA NECESSIDADE DE UM ACOMPANHAMENTO DIFERENCIADO ?S CRIAN?AS COM DIFICULDADES NA ESCRITA (DISORTOGRAFIA), NA FALA (DISLALIA), EM ATIVIDADES DE ABSTRA??O MATEM?TICA (DISCALCULIA) OU AINDA QUANDO A CRIAN?A COMPORTA-SE DE MANEIRA AGITADA, IMPACIENTE, E REALIZANDO INTERFER?NCIAS INOPORTUNAS (TRANSTORNO DE D?FICIT DE ATEN??O COM OU SEM HIPERATIVIDADE). NO ENTANTO, SE AS MANIFESTA??ES S?O DE CAPACIDADES INTELECTUAIS ELEVADAS, SE A CRIAN?A APRESENTAR UM DESEMPENHO ACIMA DA M?DIA SUP?EM-SE QUE A MESMA N?O NECESSITA DE NENHUM TRATAMENTO ESPECIFICO, ISTO SE DAR EM CONSEQU?NCIA DA POUCA INSTRU??O QUE SE TEM A CERCA DAS ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTA??O (AH/SD) E SUAS FORMAS DE INTERVEN??O POR TANTO, BASEADO NAS CONTRIBUI??ES TE?RICA DE KIRK E GALLAGHER (1996), FLHEIT (2007), GUIMAR?ES (2007) ENTRE OUTROS, OBJETIVA-SE COM ESTE ESTUDO BASEADO DESCREVER FORMAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAIS AOS ALUNOS COM AH/SD E ASSIM CONTRIBUIR COM A INCLUS?O DESSE P?BLICO.