ESTE ARTIGO VEM PARA O MEIO ACADÊMICO COM O OBJETIVO DE PROMOVER DISCUSSÕES, REFERENTE A IMPORTÂNCIA NA PRÁTICA DO PROFESSOR, COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO DE IDEIAS E EXPRESSÃO DA CRIATIVIDADE, REFLETINDO O VERDADEIRO PAPEL DA ARTE NA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO REAL, QUE REMETE NO CONTEXTO ESCOLAR, TRANSFORMANDO O PENSAMENTO DO ALUNO EM REALIDADE DE FORMA CRÍTICA E LIVRE, QUE EXPANDIRÁ NA SOCIEDADE COM FINS DE PROMOVER MUDANÇA, QUE SEJA PARA O BEM DE TODOS, INSTIGANDO REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E COGNITIVO DO ALUNO PROPORCIONADO PELA PRÁTICA ARTÍSTICA. A BUSCA DE CONTRIBUIR PARA UMA VISÃO VOLTADA À ARTE PRESENTE NO COTIDIANO DO ALUNO, COMO INTRÍNSECAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, QUE É POR MEIO DA ARTE, QUE A CRIANÇA DESENVOLVE SUAS HABILIDADES, É NOTÓRIO QUE É A CULTURA, SENDO EXPRESSA DE DIVERSAS FORMAS E PENSANDO NA FORMA COMO ESTÁ INSERIDA NO CONTEXTO ESCOLAR. PARA TAL FOI DESENVOLVIDO COM BASE, EM UMA REVISÃO TEXTUAL “ARTE-EDUCAÇÃO PARA QUÊ? PRETENDE COLABORAR PARA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO DA PRÁTICA ARTÍSTICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O APRENDIZADO NA FORMAÇÃO PLENA DO ALUNO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DE CUNHO QUALITATIVO E COM A LEITURA DE FONTES BIBLIOGRÁFICAS PARA QUE TENHA REFERÊNCIAS NO QUE FOI ABORDADO. É DIRECIONADO PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO, PÓS-GRADUAÇÃO, MESTRADO, DOUTORADO E QUEM TIVER INTERESSE PELO ASSUNTO ABORDADO.