Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA: UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS DIGITAIS, PLATAFORMA KHAN ACADEMY, ENSINO DE MATEMÁTICA, ENSINO MÉDIO, TRIGONOMETRIA Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69685
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 494
    "inscrito_id" => 4287
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "NO MUNDO CONTEMPORÂNEO, SITUAÇÕES COTIDIANAS EXIGEM CADA VEZ MAIS O USO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. PORTANTO, É FUNDAMENTAL QUE OS CIDADÃOS DESENVOLVAM UM CONJUNTO DE HABILIDADES QUE O PERMITAM APLICAR A MATEMÁTICA NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO DIA A DIA. NO ENTANTO, AVALIAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS RECENTES REVELAM QUE O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES BRASILEIROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NÃO TEM SIDO SATISFATÓRIO. VISANDO MODIFICAR ESSE CENÁRIO, DIVERSAS PESQUISAS TÊM INVESTIGADO OS BENEFÍCIOS ASSOCIADOS AO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO. ESSES ESTUDOS REVELAM QUE A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA FAVORECE E POTENCIALIZA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PELO APRENDIZ. DENTRE AS DIVERSAS ALTERNATIVAS DISPONÍVEIS, A PLATAFORMA KHAN ACADEMY SE DESTACA COMO O MAIOR SITE GRATUITO DE ENSINO DE MATEMÁTICA DO MUNDO, QUE PODE SER UTILIZADA POR QUALQUER PESSOA, EM QUALQUER LUGAR E A QUALQUER HORA. NA ÁREA DA MATEMÁTICA, UM DOS CONTEÚDOS ABORDADOS É O DE TRIGONOMETRIA, ONDE SEUS CONCEITOS SÃO AMPLAMENTE UTILIZADOS EM DIVERSAS CIÊNCIAS E ENGENHARIAS. NO ENTANTO, OS ESTUDANTES APONTAM COMO SENDO UM CONTEÚDO DE DIFÍCIL ENTENDIMENTO. NESSA PERSPECTIVA, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR OS RESULTADOS OBTIDOS COM A REALIZAÇÃO DE UM ESTUDO DE CASO DESENVOLVIDO COM UM GRUPO DE ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO COM O PROPÓSITO DE ANALISAR AS POTENCIALIDADES DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY NO ENSINO TRIGONOMETRIA. OS RESULTADOS OBTIDOS REVELAM QUE A PLATAFORMA KHAN ACADEMY SE APRESENTA COMO UMA FERRAMENTA ATRATIVA, DINÂMICA E DESAFIADORA, CONTRIBUINDO PARA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, PLATAFORMA KHAN ACADEMY, ENSINO DE MATEMÁTICA, ENSINO MÉDIO, TRIGONOMETRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID4287_09082020081342.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REURY RABYNNE ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "REURY RABYNNE"
    "autor_email" => "reury.silva@aluno.uepb.ed"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69685
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 494
    "inscrito_id" => 4287
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "NO MUNDO CONTEMPORÂNEO, SITUAÇÕES COTIDIANAS EXIGEM CADA VEZ MAIS O USO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. PORTANTO, É FUNDAMENTAL QUE OS CIDADÃOS DESENVOLVAM UM CONJUNTO DE HABILIDADES QUE O PERMITAM APLICAR A MATEMÁTICA NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO DIA A DIA. NO ENTANTO, AVALIAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS RECENTES REVELAM QUE O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES BRASILEIROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NÃO TEM SIDO SATISFATÓRIO. VISANDO MODIFICAR ESSE CENÁRIO, DIVERSAS PESQUISAS TÊM INVESTIGADO OS BENEFÍCIOS ASSOCIADOS AO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO. ESSES ESTUDOS REVELAM QUE A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA FAVORECE E POTENCIALIZA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PELO APRENDIZ. DENTRE AS DIVERSAS ALTERNATIVAS DISPONÍVEIS, A PLATAFORMA KHAN ACADEMY SE DESTACA COMO O MAIOR SITE GRATUITO DE ENSINO DE MATEMÁTICA DO MUNDO, QUE PODE SER UTILIZADA POR QUALQUER PESSOA, EM QUALQUER LUGAR E A QUALQUER HORA. NA ÁREA DA MATEMÁTICA, UM DOS CONTEÚDOS ABORDADOS É O DE TRIGONOMETRIA, ONDE SEUS CONCEITOS SÃO AMPLAMENTE UTILIZADOS EM DIVERSAS CIÊNCIAS E ENGENHARIAS. NO ENTANTO, OS ESTUDANTES APONTAM COMO SENDO UM CONTEÚDO DE DIFÍCIL ENTENDIMENTO. NESSA PERSPECTIVA, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR OS RESULTADOS OBTIDOS COM A REALIZAÇÃO DE UM ESTUDO DE CASO DESENVOLVIDO COM UM GRUPO DE ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO COM O PROPÓSITO DE ANALISAR AS POTENCIALIDADES DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY NO ENSINO TRIGONOMETRIA. OS RESULTADOS OBTIDOS REVELAM QUE A PLATAFORMA KHAN ACADEMY SE APRESENTA COMO UMA FERRAMENTA ATRATIVA, DINÂMICA E DESAFIADORA, CONTRIBUINDO PARA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, PLATAFORMA KHAN ACADEMY, ENSINO DE MATEMÁTICA, ENSINO MÉDIO, TRIGONOMETRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID4287_09082020081342.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REURY RABYNNE ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "REURY RABYNNE"
    "autor_email" => "reury.silva@aluno.uepb.ed"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

NO MUNDO CONTEMPORÂNEO, SITUAÇÕES COTIDIANAS EXIGEM CADA VEZ MAIS O USO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS. PORTANTO, É FUNDAMENTAL QUE OS CIDADÃOS DESENVOLVAM UM CONJUNTO DE HABILIDADES QUE O PERMITAM APLICAR A MATEMÁTICA NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO DIA A DIA. NO ENTANTO, AVALIAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS RECENTES REVELAM QUE O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES BRASILEIROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NÃO TEM SIDO SATISFATÓRIO. VISANDO MODIFICAR ESSE CENÁRIO, DIVERSAS PESQUISAS TÊM INVESTIGADO OS BENEFÍCIOS ASSOCIADOS AO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO. ESSES ESTUDOS REVELAM QUE A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA FAVORECE E POTENCIALIZA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PELO APRENDIZ. DENTRE AS DIVERSAS ALTERNATIVAS DISPONÍVEIS, A PLATAFORMA KHAN ACADEMY SE DESTACA COMO O MAIOR SITE GRATUITO DE ENSINO DE MATEMÁTICA DO MUNDO, QUE PODE SER UTILIZADA POR QUALQUER PESSOA, EM QUALQUER LUGAR E A QUALQUER HORA. NA ÁREA DA MATEMÁTICA, UM DOS CONTEÚDOS ABORDADOS É O DE TRIGONOMETRIA, ONDE SEUS CONCEITOS SÃO AMPLAMENTE UTILIZADOS EM DIVERSAS CIÊNCIAS E ENGENHARIAS. NO ENTANTO, OS ESTUDANTES APONTAM COMO SENDO UM CONTEÚDO DE DIFÍCIL ENTENDIMENTO. NESSA PERSPECTIVA, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR OS RESULTADOS OBTIDOS COM A REALIZAÇÃO DE UM ESTUDO DE CASO DESENVOLVIDO COM UM GRUPO DE ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO COM O PROPÓSITO DE ANALISAR AS POTENCIALIDADES DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY NO ENSINO TRIGONOMETRIA. OS RESULTADOS OBTIDOS REVELAM QUE A PLATAFORMA KHAN ACADEMY SE APRESENTA COMO UMA FERRAMENTA ATRATIVA, DINÂMICA E DESAFIADORA, CONTRIBUINDO PARA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.