O ENSINO DE CI?NCIAS NAS ESCOLAS MUITAS VEZES ? FEITO DE FORMA TRADICIONAL, TENDO O PROFESSOR COMO FONTE PRINCIPAL DO CONHECIMENTO. ENTENDENDO A NECESSIDADE DE NOVAS ESTRAT?GIAS DE ENSINO, VEM SENDO UTILIZADO PROGRESSIVAMENTE METODOLOGIAS QUE VISAM COLOCAR O ESTUDANTE COMO PROTAGONISTA DO SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM, SENDO POR ISSO DENOMINADA DE METODOLOGIA ATIVA. A PARTIR DESTE CEN?RIO, O PRESENTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO FAZER UM LEVANTAMENTO BIBLIOGR?FICO SOBRE O USO DAS PRINCIPAIS METODOLOGIAS ATIVAS UTILIZADAS PARA O ENSINO DE CI?NCIAS, NA D?CADA DE 2010. FOI FEITO UMA PESQUISA NA BASE DE DADOS SCIELO E GOOGLE ACAD?MICO, SENDO SELECIONADOS 359 ARTIGOS, QUE DEMONSTRARAM A EFIC?CIA E CONTRIBUI??ES DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE CI?NCIA. VALE RESSALTAR QUE N?O H? UMA REGRA PARA O USO DESTAS METODOLOGIAS, POR?M ? NECESS?RIO QUE O DOCENTE ESTEJA DISPOSTO A UTILIZAR ESTRAT?GIAS QUE COMPLETEM SUA PR?TICA DOCENTE E FAVORE?AM O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES.