ESTE ARTIGO TRATA DE UM ASSUNTO QUE TEM SIDO DISCUTIDO NOS DIVERSOS SEGMENTOS DA EDUCA??O, ESPECIALMENTE DA EDUCA??O INCLUSIVA: AS NOVAS TECNOLOGIAS. ELAS SE FAZEM PRESENTE NO NOSSO DIA A DIA E TAMB?M EST?O EM V?RIAS ESCOLAS REGULARES QUE TRABALHAM COM A INCLUS?O ESCOLAR. S?O UM ALIADO IMPORTANTE PARA ESCOLARIZA??O E A INDEPEND?NCIA DOS ALUNOS COM DEFICI?NCIA, DIMINUINDO BARREIRAS PARA ESTES ALUNOS POSSAM SER ESCOLARIZADOS. AS NOVAS TECNOLOGIAS TEM TRAZIDO UMA GAMA DE SOFTWARES E PROGRAMAS QUE AUXILIAM A CONDU??O DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICI?NCIAS COGNITIVAS E SENSORIAIS. ESTE TEXTO ? UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA QUE TEM COMO OBJETIVOS IDENTIFICAR NOVAS TECNOLOGIAS INSERIDAS NA EDUCA??O INCLUSIVA, COM DESTAQUE PARA AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, QUE S?O O FOCO PARA O APROPRIAMENTO DO SABER E DA INDEPEND?NCIA DOS ALUNOS DEFICIENTES E DISCUTIR COM OS AUTORES ESTAS TECNOLOGIAS. A ESCOLA N?O PODE FICAR ? MARGEM DA MUDAN?A TECNOL?GICA, EM ESPECIAL, AS ESCOLAS INCLUSIVAS, MAS PRECISA CRIAR ESTRAT?GIAS INOVADORAS DE COMUNICA??O, NOVOS ESTILOS DE TRABALHO, PRINCIPALMENTE, NOVAS MANEIRAS DE CONDUZIR E TER ACESSO AO CONHECIMENTO, UTILIZANDO AS MAIS VARIADAS FERRAMENTAS TECNOL?GICAS A FIM DE DESPERTAR NO ESTUDANTE, CADA VEZ MAIS O PRAZER DE ESTUDAR.