AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PERMITEM NOVAS FORMAS DE EDUCAÇÃO, COMÉRCIO E INTERCÂMBIO CULTURAL. NO CONTEXTO EDUCACIONAL, ESTA PESQUISA ABORDA RELAÇÕES ENTRE MATRIZES DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS DE PROFESSORES PROPOSTAS PELO CENTRO DE INOVAÇÃO PARA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E PELA COMISSÃO EUROPEIA. O PROBLEMA DE PESQUISA É: COMO SE ORGANIZAM E SE RELACIONAM AS MATRIZES DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS DE PROFESSORES PROPOSTAS NO BRASIL E NA UNIÃO EUROPEIA? O OBJETIVO GERAL É, ENTÃO, CONHECER A ORGANIZAÇÃO DE MATRIZES DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS DE PROFESSORES E RELAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE ELAS PARA REFLEXÃO COMPARADA SOBRE AS PROPOSTAS BRASILEIRA E EUROPEIA. A JUSTIFICATIVA ENVOLVE A NECESSIDADE DE COMPARAR AMBAS AS PROPOSTAS, UMA VEZ QUE A UNIÃO EUROPEIA ENCONTRA-SE EM ESTÁGIO MAIS AVANÇADO EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS DE PROFESSORES. A COMPARAÇÃO PERMITE AMPLIAR A PERCEPÇÃO SOBRE O TEMA COM PERSPECTIVAS DO EXTERIOR. OS PRINCIPAIS CONCEITOS ENVOLVIDOS NESTE ESTUDO SÃO: CULTURA DIGITAL OU CIBERCULTURA, TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, COMPETÊNCIA E COMPETÊNCIA DIGITAL. OPTOU-SE POR UMA METODOLOGIA DE CARÁTER QUALITATIVO, VIÉS EXPLORATÓRIO-DESCRITIVO E COM PROCEDIMENTOS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICO-DOCUMENTAL. OS RESULTADOS PERMITIRAM OBSERVAR SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE AMBAS AS MATRIZES, O QUE SE DEVE À REALIDADE DO CONTEXTO EM QUE FORAM ELABORADAS. CONSIDERA-SE, PORTANTO, QUE O ESTUDO PERMITIU CONHECER COM MAIS PROFUNDIDADE AS PROPOSTAS DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA PROFESSORES NO CONTEXTO BRASILEIRO E EUROPEU.