ESTE ESTUDO TRATA-SE DE UMA REVISÃO DA LITERATURA, PARA FUNDAMENTAÇÃO DO ARTIGO, FOI REALIZADO UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA BUSCANDO SINALIZAR A LITERATURA PRODUZIDA, POR MEIO DE PESQUISAS EM LIVROS ASSIM COMO ASSOCIADO AS BASES DE DADOS DA SCIELO (SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE) E GOOGLE. TENDO COMO OBJETIVOS: DIALOGAR SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE TENDO EM VISTA AS TEORIAS PÓS-CRITICAS, QUESTÕES SOCIAIS E CULTURAIS, E COMPREENDER O PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE A LUZ DAS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS. PARTINDO DE TEÓRICOS QUE DIALOGAM SOBRE ESSA TEMÁTICA COMO BRZEZINSKI (2002), DUBAR (2005), TARDIFF & LESSARD (2008) ENTRE OUTROS. A IDENTIDADE DOCENTE NÃO PARTE APENAS DA FORMAÇÃO, MAS QUE ESSA CONSTRUÇÃO É UM PROCESSO LONGO, OCORRENDO DE DENTRO E PARA FORA, ARTICULADA COM AS TEIAS SOCIAIS.